A Escola Estadual Dione Maria Bezerra Pessoa, em Pacajus, teve as aulas suspensas após um ataque violento na quarta-feira (31), quando um ex-aluno de 19 anos invadiu o local, ameaçando alunos e funcionários, e esfaqueou uma professora nas costas. A vítima foi socorrida e encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), recebendo alta médica após os cuidados iniciais. O agressor foi detido pelo Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio) e conduzido à Delegacia Metropolitana de Pacajus.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O histórico do jovem na escola inclui um episódio anterior de violência, ocorrido em 2022, quando ele ameaçou incendiar o prédio e manteve uma aluna como refém. Desta vez, além de portar uma faca, ele também carregava um recipiente com raticida na mochila. O material foi apreendido, e o inquérito policial foi registrado como tentativa de homicídio. Em depoimento, o ex-aluno alegou sofrer de transtorno de personalidade, justificando suas ações com a condição psicológica.
A falta de segurança na escola preocupa a comunidade, que questiona a vulnerabilidade das instalações e a ausência de medidas preventivas efetivas. “É muito fácil pular o muro. Não há segurança aqui. Os alunos ficam expostos,” relatou um morador. Em resposta, a Secretaria de Educação do Estado informou que está avaliando medidas para reforçar a segurança e garantir a retomada segura das atividades escolares.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Professora é agredida a facadas por aluno dentro de escola em Pacajus
Uma professora foi agredida a facadas por um aluno, na tarde desta quarta-feira (30), em uma escola estadual no município de Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). De acordo com informações, o jovem foi detido após esfaquear a profissional de educação física. Ele teria sofrido um surto psicótico.
O jovem, que até o momento não teve a idade revelada, foi levado pelos agentes do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio). A professora foi lesionada superficialmente e, depois, socorrida para o hospital.
A Secretaria da Educação (Seduc), por meio da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 9, informou em nota oficial que está acompanhando o caso. De acordo com o órgão, o episódio de violência teria sido praticado “por um ex-aluno a uma professora de unidade de ensino médio em Pacajus. A gestão escolar adotou imediatamente as providências necessárias, com realização do boletim de ocorrência e procedimentos padrão em casos similares. A profissional foi encaminhada para atendimento médico, passa bem e já foi liberada, após avaliação de saúde. Ela seguirá sob acompanhamento e suporte. As políticas de combate à violência serão fortalecidas na escola e a equipe multiprofissional fará um trabalho de acompanhamento à comunidade escolar. A gestão recebeu apoio da Secretaria e da Crede. As aulas terão continuidade nesta sexta-feira (1º)”.
Leia também | Criminosos pulam cercado e furtam nove vacas de fazenda; vídeo
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<