Durante uma reunião com governadores em Brasília nesta quinta-feira (31), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou de ironia ao responder a declaração do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), sobre segurança pública. O encontro, convocado para discutir uma proposta de emenda constitucional (PEC) que visa aprimorar as políticas de segurança e ampliar a atuação das forças federais, tornou-se palco de um embate indireto entre os dois líderes.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Caiado manifestou preocupação com a possível perda de autonomia das forças de segurança estaduais, afirmando que as polícias civil, militar e penal dos estados são “estruturas que sustentam a segurança no país”. O governador também ressaltou que Goiás não enfrenta problemas de segurança “na mesma proporção” que outras regiões do Brasil.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Lula, no entanto, não deixou a fala passar em branco. “Eu tive a oportunidade de conhecer hoje o único estado que não tem problema de segurança, que é o estado de Goiás”, disparou o presidente, arrancando risadas dos presentes. “Eu peço pro [ministro da Justiça] Lewandowski ir lá ver, pode ser referência para os outros governadores. Em vez de eu ter chamado, era o Caiado que tinha que ter chamado a reunião para orientar como é que se comporta, para a gente acabar com o problema da segurança em cada estado.”
A resposta de Caiado, posteriormente, foi mais contida. Em conversa com jornalistas, o governador se limitou a afirmar que “não cabe ironia” em um debate tão sério, tentando afastar a discussão da esfera do humor e voltá-la para os desafios práticos de segurança pública no país.
Leia também | Veja o discurso da juíza que condenou assassinos de Marielle Franco e Anderson Gomes
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<