Após 6 anos, 7 meses e 17 dias de espera, a Justiça finalmente foi feita no caso do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Nesta quinta-feira (31/10), o 4º Tribunal do Júri do Rio de Janeiro condenou os ex-policiais militares Ronnie Lessa e Élcio Queiroz pelo crime, que abalou o país em 14 de março de 2018. Em um discurso contundente, a juíza Lúcia Glioche fez questão de enfatizar a importância do julgamento e a chegada da justiça para quem “acha que jamais será atingido.”
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Ronnie Lessa, identificado como o autor dos disparos, recebeu uma pena de 78 anos e 9 meses de prisão. Já Élcio Queiroz, que dirigiu o veículo utilizado no crime, foi condenado a 59 anos e 8 meses de prisão. Ambos foram responsabilizados por duplo homicídio triplamente qualificado — motivo torpe, emboscada e recurso que dificultou a defesa da vítima — além de tentativa de homicídio contra Fernanda Chaves, assessora de Marielle, que sobreviveu ao ataque. Os dois também foram condenados pelo crime de receptação do veículo usado no atentado, um Cobalt prata clonado.
Veja o discurso da juíza que condenou assassinos de Marielle Franco e Anderson Gomes
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Além da pena de prisão, Lessa e Queiroz foram condenados a pagar indenizações que totalizam R$ 3.530.000, distribuídas entre o filho de Anderson, Arthur, e as famílias das vítimas, incluindo pensões para o filho do motorista até os 24 anos. Como ambos firmaram acordos de delação premiada, suas penas terão reduções, mas os valores indenizatórios e a condenação criminal permanecem.
A sentença de Glioche, que destacou a perseverança da Justiça, foi amplamente compartilhada, ressoando como um marco de esperança em uma luta por justiça e direitos humanos que mobiliza o Brasil desde 2018. “A Justiça é lenta, é cega, é burra, é injusta, é errada, é torta, mas ela chega”, afirmou a juíza, enfatizando a importância de não se permitir que crimes como o de Marielle e Anderson fiquem impunes.
Leia também | Auxílio Vale Gás é pago nesta quinta-feira (31) a beneficiários com NIS final 0
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<