Ícone do site Portal GCMAIS

Dois homens são presos por furto de energia no Ceará após operações da Enel

Dois homens são presos por furto de energia no Ceará após operações da Enel

Foto: Divulgação

Em mais uma ação contra o furto de energia no Ceará, dois homens foram presos nesta quinta-feira, (31), por furto de energia durante inspeções realizadas pela Enel Distribuição Ceará nos municípios de Maracanaú e Canindé. Os desvios foram identificados em estabelecimentos comerciais, com a constatação de fraudes que resultaram nas prisões em flagrante. É o segundo caso na mesma semana. Na quarta-feira, (30), uma pessoa já havia sido presa em Baturité pelo mesmo crime. Com essas prisões, o número de pessoas detidas em 2024 por furto de energia no Ceará chega a 33.

No caso de Maracanaú, esta foi a quarta ocorrência registrada no mesmo local, reforçando o problema de reincidência. Já em Canindé, a fraude também foi localizada em um estabelecimento comercial. Após a identificação das irregularidades, os responsáveis foram levados às delegacias dos respectivos municípios, onde as prisões foram formalizadas.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O furto de energia é crime previsto no Código Penal, com penas que variam de um a oito anos de reclusão. Além do impacto econômico, as ligações clandestinas afetam a qualidade do serviço de energia, podendo gerar curtos-circuitos, sobrecarga na rede e até interrupções no fornecimento. Em 2023, 39 pessoas foram presas pelo mesmo crime no estado.

Eduardo Gomes, responsável pela área de Leitura e Inspeções da Enel Ceará, destaca que o furto de energia gera impactos diretos no valor das contas de consumidores que não cometem o crime, pois parte dos custos acaba refletindo nas tarifas. “As ligações irregulares impactam a rede, e a energia furtada é absorvida nas tarifas, o que aumenta o custo para aqueles que pagam corretamente”, explica.

Publicidade

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A Enel Ceará mantém uma Central de Segurança, incentivando a participação da população no combate ao furto de energia. Denúncias podem ser feitas gratuitamente, 24 horas por dia, pelo telefone (85) 3453-4060 ou pelo WhatsApp (85) 99993-9526. A empresa também atende denúncias por meio de suas redes sociais no Facebook e Twitter, com o objetivo de coibir irregularidades e proteger o sistema energético do estado.

Leia também | Polícia Federal deflagra operação contra “caixa dois” de campanhas no Ceará

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile