Neste fim de semana, as partidas de Ceará e Fortaleza contarão com o mesmo árbitro de vídeo (VAR). Carlos Eduardo Nunes Braga será o responsável pela análise de lances decisivos nas partidas que envolvem os dois clubes cearenses. Enquanto o Fortaleza visita o Juventude pela Série A do Campeonato Brasileiro 2024, o Ceará recebe o Avaí em duelo pela Série B. A escalação foi divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que centraliza as operações de VAR na sua sede, no Rio de Janeiro.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
No sábado (2), o Fortaleza enfrenta o Juventude com arbitragem principal de Raphael Claus, pertencente ao quadro da Federação Internacional de Futebol (FIFA). Claus será assistido por Daniel Paulo Ziolli e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa, e terá apoio de Carlos Eduardo Nunes Braga no VAR para as decisões de vídeo.
Já no domingo (3), o Ceará entra em campo contra o Avaí, em partida que será apitada por Anderson Daronco, também integrante do quadro FIFA. Seus assistentes serão Lúcio Beiersdorf Flor e Jorge Eduardo Bernardi, e, novamente, Carlos Eduardo Nunes Braga estará no comando do VAR.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A unificação do árbitro de vídeo para ambos os jogos destaca o uso crescente do VAR para garantir decisões mais justas e minimizar polêmicas no futebol brasileiro. Desde 2022, o VAR centralizado na sede da CBF tornou-se uma prática padrão nos jogos do Brasileirão, com o objetivo de padronizar os critérios de análise e reduzir os erros de arbitragem.
Para os torcedores, a atuação do VAR pode ser determinante para o resultado dos jogos, especialmente em disputas acirradas como as dos times cearenses, que buscam resultados positivos em suas respectivas divisões.
Leia também | Corinthians leva virada relâmpago e é eliminado na semifinal da Sul-Americana pelo Racing