Neste domingo (3), os portões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram fechados pontualmente às 12h em Mato Grosso, e as provas tiveram início às 12h30. Em uma universidade de Cuiabá, um candidato conseguiu entrar “por um triz”: ao se atrasar para o local de prova, ele precisou rolar e ser “empurrado” por baixo do portão no momento exato em que estava sendo fechado. Com essa entrada dramática, ele pôde garantir sua participação no exame e foi recebido com comemorações de voluntários e outras pessoas que acompanhavam a situação do lado de fora.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Os participantes do Enem podem sair dos locais de prova a partir das 14h30, mas não podem levar consigo o caderno de questões. Apenas a partir das 17h é permitida a saída com o caderno de questões em mãos, e o exame se encerra definitivamente às 17h30.
As notas do Enem 2024 poderão abrir portas para vagas em universidades públicas e privadas do Brasil e, em alguns casos, até mesmo em instituições no exterior. Confira as opções de uso da nota do Enem para o ingresso no ensino superior:
- Sisu: Através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), os estudantes podem concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior. O sistema utiliza a nota de corte para cada curso, que deve ser igual ou superior ao mínimo exigido para a vaga desejada.
- >>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
- Prouni: O Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudos integrais e parciais em faculdades particulares, conforme a nota do Enem e os critérios socioeconômicos estabelecidos.
- Fies: O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa que financia parte da mensalidade para estudantes em universidades privadas, com pagamento do crédito após a formatura. A inscrição exige que o candidato tenha feito o Enem.
- Descontos em Instituições Privadas: Algumas faculdades particulares utilizam a nota do Enem para oferecer descontos, eliminando a necessidade de vestibular próprio. Os candidatos devem verificar diretamente com cada instituição os requisitos para concessão de bolsas e descontos.
- Universidades Internacionais: Graças a acordos do Ministério da Educação com instituições em países como Portugal, Inglaterra, França, Irlanda e Canadá, a nota do Enem pode ser aceita em processos seletivos internacionais. Algumas universidades, no entanto, podem requerer uma etapa adicional no processo seletivo.
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Leia também| Marinha emite alerta de ventos fortes para todo o litoral do Ceará até segunda (4)