“Desafios para a valorização da herança africana no Brasil” é o tema da redação do Enem 2024. Onde podemos aborda a complexa trajetória de reconhecimento e respeito pela cultura africana no país. A herança africana está profundamente enraizada na cultura brasileira, influenciando aspectos como a música, a religião, a culinária e a língua.
No entanto, o legado africano ainda enfrenta preconceitos e uma invisibilização histórica que dificultam seu devido reconhecimento. A falta de representatividade e o racismo estrutural, presentes em diversos setores da sociedade, tornam o processo de valorização desse legado um desafio contínuo.
Tema da redação do Enem 2024
Há mais de 20 anos, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desafia os candidatos com temas de redação que exploram questões de ordem social, científica, cultural e política. Na prova dissertativa-argumentativa, espera-se que os candidatos defendam um ponto de vista embasado em argumentos claros e coerentes.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Além disso, a redação exige uma proposta de intervenção social para o problema apresentado, respeitando os direitos humanos, um critério essencial que pode impactar a nota final do texto.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A redação possui papel decisivo no Enem: uma nota zero na prova compromete as chances do candidato de concorrer a vagas nos programas Prouni e Fies, além de impactar consideravelmente a média total, reduzindo as possibilidades de ingresso em instituições de ensino superior.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
De acordo com o Inep, a redação receberá a nota 0 se:
- Fugir totalmente ao tema;
- Não obedecer ao tipo dissertativo-argumentativo;
- O texto não for escrito na Folha de Redação, que será considerada “Em Branco”;
- Tiver apenas até sete linhas manuscritas, qualquer que seja o conteúdo;
- Tiver até dez linhas escritas no sistema Braille, situação que configurará “Texto insuficiente”;
- Tiver impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, o que configurará “Anulada”;
- Tiver parte deliberadamente desconectada do tema proposto;
- Tiver nome, assinatura, rubrica ou qualquer outra forma de identificação no espaço destinado exclusivamente ao texto da redação, o que configurará “Anulada”;
- Tiver texto escrito predominantemente ou integralmente em língua estrangeira;
- Tiver texto ilegível, que impossibilite sua leitura por dois avaliadores independentes, o que configurará “Anulada”;
- Tiver cópia de texto da Prova de Redação e/ou do Caderno de Questões. Neste caso, terá o número de linhas copiadas desconsiderado para a contagem do número mínimo de linhas.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Na redação do Enem, o estudante deve elaborar um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema de relevância social, científica, cultural ou política. Os candidatos devem apresentar um ponto de vista sustentado por argumentos sólidos, organizados com coerência e coesão para formar um conjunto textual coeso. Além disso, é necessário propor uma intervenção social para o problema discutido no desenvolvimento do texto, garantindo o respeito aos direitos humanos.
Os candidatos inscritos no Enem fazem neste domingo (3) não apenas a prova de redação, mas também as questões de linguagens e códigos e ciências humanas. O início da prova ocorreu às 13h30, com o encerramento previsto para as 19h no horário de Brasília.
Para a elaboração da redação, são cobradas cinco competências no texto: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Leia também | Uece é a 2ª melhor universidade estadual do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, conforme Ranking
Confira o tema da redação do Enem em outros anos
- Enem 2023 – “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”
- Enem 2022 – “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”
- Enem 2021 – “Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”
- Enem 2020 – “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”, na versão impressa; e “O desafio de diminuir a desigualdade entre regiões no Brasil”, na digital.
- Enem 2019 – “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”
- Enem 2018 – “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”
- Enem 2017 – “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”
- Enem 2016 – “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”
- Enem 2015 – “A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira”
- Enem 2014 – “Publicidade infantil em questão no Brasil”