A Polícia Federal (PF) investiga o vazamento de uma página do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2024, referente ao primeiro dia da prova, neste domingo (3). A página em questão era a que identificava o tema da redação. A imagem começou a circular na internet antes das 18 horas, que era o horário mínimo permitido para que o estudantes deixassem as salas com os cadernos da prova.
Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o vazamento da página não chegou a comprometer a lisura do certame. O órgão ainda lembra que deixar o local de prova portando o caderno de questões antes dos 30 minutos finais de prova é motivo de eliminação do participante. A investigação da PF apura para determinar como ocorreu o vazamento e quais seriam os responsáveis.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Na página em questão, podia-se ver conteúdos motivadores para a elaboração da redação, que este ano teve como tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Os textos disponibilizados pela prova incluíam o samba “História para ninar gente grande”, da escola Mangueira.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Uma ocorrência semelhante foi registrada em 2023, quando a página identificando o tema da redação também vazou antes do horário permitido. Uma fotografia do caderno rosa da prova vazou quase quatro horas antes do fim da prova em um grupo de WhatsApp, conforme investigação da PF. As investigações envolveram, inclusive, mandados cumpridos em Sobral, no interior do Ceará, uma vez que um morador da cidade havia publicado a imagem na internet antes do horário em que os alunos podiam sair do local de prova levando os cadernos.
Leia também | Como é calculada a nota do Enem? Confira outras perguntas frequentes sobre o exame