Fortaleza, especificamente, teve uma queda de 14,6% nos homicídios
Ceará registra queda de 39,5% nos homicídios na Região Metropolitana em outubro
Em uma coletiva no Palácio da Abolição, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou nesta terça-feira (5) uma queda significativa nos homicídios – Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e no estado. Em outubro de 2024, a RMF registrou uma redução de 39,5% nos homicídios em relação ao mesmo mês de 2023. No estado como um todo, a redução foi de 8,5%. Fortaleza, especificamente, teve uma queda de 14,6% nos homicídios, com 70 mortes registradas, contra 82 no mesmo período do ano passado. O resultado da RMF é o melhor desde 2010, com 49 ocorrências este ano, em comparação com as 81 do ano passado.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O governador destacou o papel das operações policiais e das ações integradas para a obtenção desse resultado positivo. “Estamos no caminho correto, e esses números sinalizam que precisamos fortalecer ainda mais as nossas forças de segurança,” afirmou. O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, também elogiou o trabalho dos profissionais de segurança e ressaltou o apoio do governo. Segundo ele, “os números mostram que estamos no caminho certo,” embora haja um compromisso de continuar aperfeiçoando as estratégias.
Ceará registra queda de 39,5% nos homicídios na Região Metropolitana em outubro
Além dos homicídios, o Ceará registrou uma diminuição expressiva nos casos de feminicídio. Nos primeiros dez meses de 2024, houve uma redução de 20,5% em relação ao mesmo período do ano passado, com 31 casos registrados, contra 39 em 2023. Em outubro deste ano, ocorreram três casos, frente a cinco no mesmo mês de 2023, o que representa uma retração de 40%. Segundo dados da SSPDS, dos feminicídios registrados no ano passado, 36 foram considerados tentados e consumados, com autoria identificada, e 23 deles já foram julgados pela Justiça.
Essa diminuição é atribuída ao fortalecimento das políticas de combate à violência contra a mulher e à atuação integrada das forças de segurança. O governo estadual reforça o compromisso em continuar investindo em segurança pública para reduzir ainda mais a violência e proteger a população.
Leia também | Programa Vem Saúde tem mais de 80 mil atendimentos realizados nas unidades móveis
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Projeto de Lei quer garantir passe livre para pacientes renais em Fortaleza

Trilhas do Parque Estadual do Cocó em Fortaleza estão fechadas devido às fortes chuvas

Mais de 5 mil estudantes do Litoral Norte do Ceará recebem tablets
