Ícone do site Portal GCMAIS

Trump tem vantagem sobre Kamala na apuração dos votos, diz projeção parcial

Trump tem vantagem sobre Kamala na apuração dos votos, segundo projeções

Foto: Reprodução

As projeções eleitorais da Associated Press (AP) indicam que o candidato republicano Donald Trump lidera a corrida presidencial em mais estados do que a democrata Kamala Harris. Até às 23h30 desta terça-feira (5), Trump foi projetado como vencedor em estados de forte peso eleitoral, como Flórida, Texas e Ohio, enquanto Harris conquistou estados do nordeste, como Nova York, Illinois e Massachusetts.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A apuração atual, no entanto, ainda não define um vencedor, visto que o sistema eleitoral dos Estados Unidos é baseado no Colégio Eleitoral. Para vencer, é necessário alcançar pelo menos 270 dos 538 delegados. No sistema, cada estado possui um número de delegados proporcionais à sua população, o que pode ser determinante para a vitória. Por exemplo, a Califórnia possui 54 delegados, enquanto estados como Wyoming e Dakota do Norte têm apenas 3.

Trump tem vantagem sobre Kamala na apuração dos votos, segundo projeções

A Associated Press utiliza uma metodologia que permite antecipar os resultados antes da totalização dos votos em cada estado. Isso é feito por meio de análises de tendências e dados históricos, além de estudos demográficos e pesquisas de opinião conduzidas pela própria agência. Dessa forma, a AP consegue apontar com confiança os estados onde um candidato tem uma vantagem consolidada, mesmo em disputas acirradas.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Publicidade

Esse tipo de projeção se mostra relevante principalmente em locais onde há uma diferença de voto pequena, mas consistente, permitindo que especialistas considerem impossível para o oponente ultrapassar a margem do candidato em vantagem.

Assim, a expectativa permanece alta, com a apuração mostrando uma disputa apertada em estados-chave. À medida que a contagem prossegue, os padrões de voto em relação a eleições anteriores e os dados demográficos específicos podem ser decisivos para indicar uma possível vitória de Trump ou uma reação de Harris em estados ainda indefinidos.

Leia também |Eleições EUA 2024: saiba quem está na frente

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile