A parceria público-privada entre a Ambiental Ceará e a Cagece faz parte de um esforço para atender 90% da população com rede de esgoto até 2033
90% da população terá acesso à coleta e tratamento de esgoto até 2033 no Ceará
Um acordo entre o setor público e a iniciativa privada está promovendo mudanças significativas no sistema de saneamento do Ceará, com a promessa de universalizar a coleta e o tratamento de esgoto em menos de uma década. A parceria público-privada (PPP) entre a Ambiental Ceará e a Companhia de Água e Esgoto do Estado (Cagece) faz parte de um esforço para atender 90% da população com rede de esgoto até 2033.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A Ambiental Ceará é responsável pela implantação e manutenção do sistema de esgotamento sanitário em 24 cidades, beneficiando 65% da população. Fernando Lima, diretor executivo da empresa, destacou a importância do projeto. “O Ceará se destaca no cenário nacional por desenvolver um projeto tão robusto de saneamento e isso tem uma série de impactos positivos. Saúde, qualidade de vida, redução das doenças de veiculação hídrica, que são doenças causadas pelo contato com águas contaminadas ou esgoto”, afirmou.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A operação do sistema de esgoto é monitorada em tempo real pelo Centro de Operações Integradas, que utiliza tecnologias avançadas para acompanhar o funcionamento. “Então, são vários ativos que são monitorados para justamente a gente ter uma rápida resposta. Por exemplo, quando há algum tipo de falha no equipamento, o sistema recebe uma mensagem imediata informando esse alarme. E esse alarme é identificado qual é a condição do problema, se é uma falha de energia, se é uma obstrução, qual é o tipo de problema”, explicou Fernando Lima.
A Cagece permanece responsável pelo atendimento ao cliente e pela supervisão da PPP. Luciano Arruda, diretor de gestão de parcerias da Cagece, esclareceu: “A parte comercial, todo o relacionamento com os usuários, com a população, continua com a KGS. A gente continua tocando esse projeto, continua tocando essas obrigações. E a empresa concessionária, que é a Ambiental Ceará, que é uma subsidiária do Grupo EGEA, a maior empresa de saneamento privado do Brasil, atende os serviços operacionais de manutenção e expansão das redes para os próximos 30 anos”.
90% da população terá acesso à coleta e tratamento de esgoto até 2033 no Ceará
Leia também | Últimas notícias do Portal GCMAIS
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.