Em seu primeiro contato após a eleição, a vice-presidente Kamala Harris ligou para parabenizar Donald Trump por sua vitória e destacou a importância de uma transição pacífica, segundo um assessor democrata à agência Associated Press. A ligação, marcada pelo tom institucional, enfatizou o compromisso de Harris com a democracia e a necessidade de uma troca de poder tranquila.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A vice-presidente, que permaneceu fora dos holofotes desde a apuração, programou um discurso para às 16h (18h em Brasília) na Universidade Howard, onde completou seus estudos em 1986. O evento acontece após Kamala ter optado por não comparecer ao encontro organizado por seu partido durante a contagem de votos.
Apoiada por sua base, Kamala reforçou que a lealdade dos americanos deve ser, acima de tudo, à Constituição e não a um líder específico. “Embora eu tenha perdido essa eleição, não desistirei da luta que impulsionou nossa campanha: uma luta pela liberdade, oportunidade, justiça e dignidade de todas as pessoas”, afirmou a vice-presidente aos apoiadores.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Um apelo à democracia e à união
Kamala Harris fez questão de frisar que aceitar os resultados eleitorais é uma base inegociável da democracia nos Estados Unidos, o que diferencia o país de uma tirania. Durante a campanha, ela destacou a importância de proteger o sistema democrático e criticou Trump, a quem acusou de ser uma ameaça à integridade do processo eleitoral, sobretudo pela recusa em aceitar o resultado de 2020 e o envolvimento em múltiplas ações judiciais.
O discurso de Harris na Universidade Howard deve reforçar essa mensagem de união e compromisso com a democracia, oferecendo ao público e aos eleitores uma visão de continuidade na defesa dos valores constitucionais.
Leia também |Incra define prazo para concluir análise de posse de terras em Jericoacoara