Lula parabeniza Donald Trump após vitória nas eleições dos Estados Unidos
O candidato do Partido Republicano alcançou os 270 delegados necessários para a vitória no país norte-americano
Compartilhe:
6 de novembro de 2024
Portal GCMAIS
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que teve a vitória consolidada na manhã desta quarta-feira (6). O mandatário brasileiro desejou sorte e sucesso ao republicano, que volta ao cargo após quatro anos.
“Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”, escreveu Lula, em publicação nas redes.
Donald Trump venceu a disputa eleitoral nos Estados Unidos, derrotando Kamala Harris, atual vice-presidente e candidata do Partido Democrata na disputa. Trump, que já governou o país de 2017 a 2021, conseguiu atingir a maioria dos delegados do Colégio Eleitoral, requisito para vencer o pleito no país norte-americano.
O candidato do Partido Republicano alcançou os 270 delegados necessários para a vitória por volta das 5h desta quarta-feira (6), no horário de Brasília. A vitória vem após uma decisão importante no estado da Pensilvânia, um dos principais estados pêndulo.
Neste ano, a eleição presidencial dos Estados Unidos foi marcada por um sequência de episódios com repercussão mundial, como o atentato a tiro registrado durante um comício de Trump, quando ele chegou a ser atingido de raspão na orelha. Há destaque também para a desistência do atual presidente Joe Biden, do Partido Democrata, que inicialmente disputaria reeleição, mas depois abriu espaço para a vice Kamala Harris se lançar como candidata.
Ao discursar, na madrugada desta quarta-feira (6), Trump se declarou vencedor – no momento, os números ainda não indicavam vitória categórica do republicano – e agradeceu o apoio do público e da família. Na ocasião, ele ainda reforçou promessas de campanha, como o fechamento das fronteiras a estrangeiros e a redução do déficit fiscal. Ele ainda disse amar o empresário Elon Musk, que esteve proximamente envolvido na campanha do presidente eleito.