Ícone do site Portal GCMAIS

Pente-fino do Bolsa Família: 500 mil titulares podem ter benefício cancelado em breve; saiba se você está na lista

Caixa realiza pagamento do Bolsa Família para beneficiários com NIS final 1

Foto: Lyon Santos/MDS

O Governo Federal está avaliando uma série de medidas para realizar um novo pente fino no orçamento do Bolsa Família, que atualmente atende mais de 21 milhões de famílias de baixa renda no Brasil. A expectativa é que o número de beneficiários seja reduzido em até 500 mil famílias.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

De acordo com especialistas, a revisão visa identificar possíveis pagamentos irregulares e ajustar o programa às necessidades da população. O pente fino, previsto para começar em janeiro de 2025, deverá seguir uma metodologia semelhante à última revisão, com cruzamento de dados e visitas de agentes do Bolsa Família.

A proposta foi discutida em uma reunião com ministros do governo Lula, realizada nesta terça-feira (5), e pode impactar especialmente as famílias unipessoais (aquelas compostas por apenas uma pessoa), que não estão proporcionalmente representadas na população brasileira.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Publicidade

Pente-fino do Bolsa Família

A análise do pente-fino deve seguir moldes semelhantes ao último realizado, com o cruzamento de dados e até visitas de agentes do programa às residências dos beneficiários. A revisão será voltada, principalmente, para identificar inconsistências nos cadastros das famílias unipessoais, que podem ser excluídas do programa caso não atendam aos critérios estabelecidos.

A recomendação é que os beneficiários mantenham seus dados atualizados no Cadastro Único e fiquem atentos a qualquer comunicação oficial do Governo Federal ou da Caixa Econômica Federal sobre o andamento do pente-fino e possíveis mudanças no seu status de beneficiário.

Leia também | Como emitir o novo RG? Brasileiros com documento antigo são convocados com urgência; entenda

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile