Ícone do site Portal GCMAIS

Hemoce realiza primeira leucaférese no Ceará e salva paciente com leucemia no Cariri

Hemoce realiza primeira leucaférese no Ceará e salva paciente com leucemia no Cariri

Foto: Reprodução

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) no Crato realizou um procedimento inédito no interior do Estado: a primeira leucaférese, técnica que ajuda no tratamento de pacientes com leucemia ao remover o excesso de leucócitos do sangue. O procedimento, que até então só era feito em Fortaleza, foi realizado no paciente de 28 anos internado em um hospital de Barbalha, no Cariri, e foi fundamental para estabilizar seu quadro clínico e possibilitar o início da quimioterapia.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A leucaférese, realizada em outubro, consiste na separação e remoção dos leucócitos, ou glóbulos brancos, da corrente sanguínea por meio de uma máquina de aférese, que utiliza a centrifugação para dividir os componentes do sangue. Em casos de leucemia aguda, quando há um aumento crítico na contagem de leucócitos, o sangue se torna mais viscoso, provocando sintomas graves como dificuldades respiratórias e neurológicas. Esse processo ajuda a reduzir rapidamente os níveis de leucócitos, essencial para evitar complicações fatais.

A rapidez na mobilização da equipe foi essencial para o sucesso do procedimento, como destacou a médica hematologista do Hemoce Crato, Viviane Chaves. “Identificamos o quadro de leucemia aguda e suspeita de síndrome de leucostase, que aumenta a viscosidade do sangue. Em poucas horas, a coordenadora de enfermagem do Hemoce de Fortaleza, Naliele Maia, trouxe os equipamentos e auxiliou nossa equipe a realizar a leucaférese, que aconteceu ainda naquela noite.” Após o procedimento, o paciente apresentou melhora, foi retirado da ventilação mecânica e transferido da UTI para o setor de enfermaria, onde continua o tratamento.

Hemoce realiza primeira leucaférese no Ceará e salva paciente com leucemia no Cariri

Além da equipe médica, o procedimento contou com a colaboração de enfermeiras do Hemoce Crato e de Fortaleza, que atuaram em conjunto para garantir a segurança e eficácia da técnica. Viviane Chaves ressaltou a importância desse momento histórico para a equipe: “Foi uma conquista para todos nós. A possibilidade de oferecer esse procedimento diretamente no Cariri mostra o comprometimento do Sistema Único de Saúde em oferecer atendimento de qualidade e fortalecer o acesso à saúde em regiões do interior.”

Publicidade

A equipe do Hemoce Crato, agora capacitada para realizar leucaférese, estará pronta para atender novos casos na região, contribuindo diretamente para o tratamento de pacientes oncológicos do Cariri. Para solicitar a leucaférese, médicos devem enviar uma solicitação online ao serviço de aférese do Hemoce, que será avaliada por um hemoterapeuta para programar a terapia adequada.

Leia também | Vendas de veículos no Brasil atingem melhor marca em dez anos e ultrapassam Alemanha

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile