EDUCAÇÃO

Em evento, mais de 25 mil tablets são entregues aos alunos da rede estadual na Região Metropolitana

Os tablets beneficiarão alunos de escolas estaduais em Caucaia, Aquiraz, Eusébio, Guaiúba, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba

Compartilhe:
8 de novembro de 2024
Portal GCMAIS

Nesta sexta-feira (8), o Governo do Ceará iniciou a entrega de 25.787 tablets para alunos da rede estadual de oito cidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O evento simbólico ocorreu no Ginásio Cazuzão, em Caucaia, com a presença do governador Elmano de Freitas (PT), da secretária da Educação Eliana Estrela, do prefeito de Caucaia Vítor Valim, e outras autoridades. Os tablets beneficiarão alunos de escolas estaduais em Caucaia, Aquiraz, Eusébio, Guaiúba, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba, que integram a área da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 1.

Em evento, mais de 25 mil tablets são entregues aos alunos da rede estadual na Região Metropolitana
Foto: Carlos Gibaja e Helene Santos - Casa Civil

Para Ana Bianca Campos, de 15 anos, estudante da Escola Professora Eudes Veras, em Maracanaú, o tablet representa uma oportunidade de acesso a mais conteúdos e ferramentas pedagógicas. “Muitos de nós temos apenas um celular em casa. Eu tenho dois irmãos no Ensino Médio também, e isso complica às vezes para fazer pesquisa em casa. Meus irmãos também devem receber tablets, então isso vai nos ajudar bastante”, afirmou a aluna.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<  

O governo estadual investiu mais de R$ 100 milhões na iniciativa, que visa a distribuição de tablets para 228.676 estudantes em todo o Ceará. “É mais do que justo, é certo, que o recurso público oportunize um tablet para o estudante da escola pública”, destacou o governador Elmano de Freitas. O investimento busca preparar melhor os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do qual 99% dos estudantes da rede pública estadual estão inscritos.

Os tablets, equipados com chips de internet, são destinados a alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio e devem ampliar o acesso a ferramentas digitais e ao conteúdo pedagógico dentro e fora da sala de aula. A medida visa promover a inclusão digital e apoiar o aprendizado de forma equitativa. “O tablet não é apenas um dispositivo, eu o vejo mais como uma ferramenta para auxiliar no nosso aprendizado”, disse Lázaro Silva, 17, estudante do 2º ano na Escola Estadual de Educação Profissional Professor Antônio Valmir da Silva, em Caucaia.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Além dos tablets para estudantes, o governo também forneceu, em agosto, 2.259 notebooks para professores das escolas estaduais, como parte do programa Ceará Educa Mais, que visa apoiar o planejamento e a prática pedagógica dos docentes. Ao todo, 29.800 notebooks foram adquiridos pela Secretaria da Educação (Seduc) no valor de R$ 50,27 milhões, fortalecendo a conectividade e o processo de ensino.

Leia também | Passageira entra em trabalho de parto em voo e aeronave faz pouso de emergência em Fortaleza

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.