Ícone do site Portal GCMAIS

Governo do Ceará lança painel para acompanhar crimes de discriminação racial no estado

Governo do Ceará lança painel para acompanhar crimes de discriminação racial no estado

Foto: Divulgação / Governo do Ceará

O Governo do Estado do Ceará lançou nesta quinta-feira (7) um conjunto de ações para combater a discriminação racial no estado, incluindo o Painel Dinâmico de Monitoramento. O Painel tem como objetivo monitorar os casos de crimes de cunho racial no Ceará, com acmopanhamento de dados.

A iniciativa é desenvolvida pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). As ações são tocadas em parceria com a Secretaria Estadual de Igualdade Racial (Seir).

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Além do painel, foi lançada ainda uma campanha de conscientização sobre a importância do preenchimento dos requisitos de raça, cor e/ou etnia na emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). Esse campo é obrigatório e a ação é realizada pela Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).

Também foi anunciado um mutirão para a emissão de documentos e a realização de formações com foco na equidade racial, que serão conduzidas pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp).

Publicidade

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Na ocasião, o secretário da Segurança, Roberto Sá, ressaltou o compromisso da Academia com iniciativas que promovem a equidade e a inclusão. “A Aesp vem realizando cursos, workshops, seminários, manuais e formações voltadas aos grupos vulneráveis”, pontuou o gestor. “É um dia que fazemos uma entrega muito importante em um mês tão emblemático, que é o Mês da Consciência Negra.”

Já a titular da Seir, Zelma Madeira, destacou a relevância da segurança pública como um campo transversal à equidade racial. “É um prazer estar aqui e saúdo o secretário de Segurança Pública, Robert Sá. As ações lançadas hoje representam um avanço no combate à discriminação e na construção de uma sociedade mais inclusiva, reforçando o papel da SSPDS e da Seir no enfrentamento das desigualdades raciais no Ceará,” afirmou a secretária.

Leia também | Hemoce realiza primeira leucaférese no Ceará e salva paciente com leucemia no Cariri

Sair da versão mobile