A mudança, caso seja implementada, passaria a ser adotada a partir da edição de 2025
MEC avalia voltar a usar o Enem para conceder certificação do ensino médio
O Ministério da Educação (MEC) avalia voltar a usar a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para conceder a certificação de ensino médio para os estudantes maiores de 18 anos que façam o teste. A possível mudança, indicada pelo ministro Camilo Santana (PT), começaria a valer a partir da edição de 2025 do certame.
Com isso, diz Camilo, o Enem poderia também ser usado para conferir a certificação que é dada por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), ainda que a intenção não seja substituir o Encceja. O ministro sublinha que o Enem teria alcance maior, nesse sentido, uma vez que conta com um número bem maior de locais de prova.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Enem poderá voltar a ser usado para certificação do ensino médio
Ainda é avaliado, de modo paralelo, convergir os dados do Enem com os do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com o objetivo de substituir a prova do Saeb – aplicada para os estudantes que estão no terceiro ano do ensino médio.
Gabarito
Camilo ainda informou, neste domingo (10), que a divulgação do gabarito oficial do Enem será antecipada. A previsão era divulgar o gabarito no dia 20 de novembro, mas o ministro disse que será divulgado nesta semana. Segundo ele, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, informará a nova data.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Conforme o cronograma, a entrega final dos resultados está prevista para o dia 13 de janeiro de 2025.
Leia também | Como é calculada a nota do Enem? Confira outras perguntas frequentes sobre o exame
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.