MUNDO

Argentina: tribunal mantém sentença de 6 anos contra ex-presidente Cristina Kirchner

Ela foi condenada e sentenciada em 2022 por um grupo de três juízes por um esquema de fraude que desviou milhões de dólares por meio de projetos de obras públicas

Compartilhe:
13 de novembro de 2024
Estadão Conteúdo

Nesta quarta-feira, 13, um tribunal da Argentina confirmou a sentença de seis anos de prisão e a proibição vitalícia de ocupar cargos públicos contra a ex-presidente Cristina Kirchner, uma figura-chave no meio político nos últimos anos no país sul-americano.

Argentina: tribunal mantém sentença de 6 anos contra ex-presidente Cristina Kirchner
Foto: JUAN MABROMATA / AFP

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Ela foi condenada e sentenciada em 2022 por um grupo de três juízes por um esquema de fraude que desviou milhões de dólares por meio de projetos de obras públicas durante sua presidência. Kirchner recorreu, mas o tribunal superior ratificou a decisão original.

A líder peronista negou todas as acusações e pode recorrer à Suprema Corte, o que significa que ela permanecerá em liberdade até o resultado.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Tribunal da Argentina mantém sentença contra Cristina Kirchner

O caso “Causa Vialidad,” que envolve licitações rodoviárias na província de Santa Cruz, levou à confirmação de uma sentença contra a ex-presidente e atual vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner. De acordo com o Ministério Público, ela e ex-funcionários de seu governo favoreceram empresas com contratos superfaturados e obras inacabadas ou desnecessárias, desviando milhões de recursos públicos.

Santa Cruz tem grande significado para os Kirchner, sendo o berço político de Cristina e de seu falecido marido, Néstor Kirchner, ex-presidente do país.

Apesar da decisão do Tribunal de Apelações, Cristina Kirchner não será presa imediatamente. Ela ainda pode recorrer da sentença à Suprema Corte da Argentina.

Leia também | Caixa retoma os ‘poupançudos’, sucesso da década de 2000

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.