JÁ HÁ QUATRO ANOS

Fortaleza disponibiliza Bilhete Único a pessoas com mobilidade reduzida não aparente

Os passageiros com direito ao cartão devem comprovar a sua dificuldade de mobilidade

Compartilhe:
13 de novembro de 2024
Portal GCMAIS

O cartão Bilhete Único para pessoas com mobilidade reduzida não aparente passou a ser disponibilizado na capital cearense há quatro anos, pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Ao longo desse período, mais de 900 cartões foram emitidos.

Fortaleza disponibiliza Bilhete Único a pessoas com mobilidade reduzida não aparente
Foto: Divulgação / Prefeitura de Fortaleza

Ao utilizar o BU, a passagem não é gratuita, porém o cartão permite que os passageiros com mobilidade reduzida não-aparente embarquem e desembarquem pela porta da frente dos ônibus fora dos terminais. Esses usuários têm garantido o acesso preferencial no transporte público urbano de Fortaleza nas filas prioritárias nos terminais, bem como direito aos assentos no interior do coletivo e inclusive podem utilizar o documento em estabelecimentos como bancos, para facilitar o acesso.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Em 2021, foram emitidos nove cartões; já em 2022 o número subiu para 101; em 2023 chegou a 464; e, em 2024, já foram emitidos 352 cartões, totalizando mais de 900 cartões emitidos ao longo desse período.

A primeira beneficiária a garantir o Bilhete, Delfina Mesquita, é aposentada por invalidez devido a um câncer de mama e atesta que o cartão facilita o embarque nas filas e nos assentos prioritários. “O cartão facilita a identificação das dificuldades de locomoção, então não ter que atravessar o ônibus lotado, e poder utilizar as filas prioritárias ajuda muito”, conta.

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Entre as patologias mais recorrentes dos usuários que utilizam o BU para mobilidade reduzida ou não-aparente estão as pessoas com fibromialgia, com neoplasia ou tratamento de câncer, com doença crônica reumática (artrite e artrose), autismo e TDAH, obesidade e lombalgia.

O presidente da Etufor, Raimundo Rodrigues, explica que os passageiros com direito ao cartão devem comprovar a sua dificuldade de mobilidade. “Queremos oferecer conforto a todos, então, os usuários devem solicitar o BU para serem beneficiados de seus direitos e não passarem por constrangimentos no transporte”, orienta.

Leia também | Feirão de empregos oferece 1.400 vagas no Ceará; confira como participar

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.