Na madrugada desta quarta-feira (13), um morador da Rua Silva Jatahy, no bairro Meireles, em Fortaleza, registrou o momento em que um criminoso furtava uma placa de alumínio do portão de acesso à área de lixo de um condomínio. A ação ocorreu pouco depois das 4h da manhã e revelou a vulnerabilidade da região, que tem enfrentado uma onda de pequenos furtos e assaltos diários, segundo relatos de quem mora e trabalha no local.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O criminoso chegou de bicicleta e, após observar o local, tentou forçar o portão de metal, chutando-o várias vezes para arrancá-lo. O esforço do homem, no entanto, foi frustrado pela corrente que prendia o portão, o que o levou a se contentar com a placa de alumínio, que conseguiu arrancar e levou consigo ao fugir do local. O vídeo do furto, que circula entre os moradores e nas redes sociais, gerou uma série de queixas e reações de quem vive na área, expondo uma realidade de insegurança que afeta a rotina e os negócios da região.
Comerciantes e moradores afirmam que furtos semelhantes, além de assaltos, são comuns, especialmente nas primeiras horas do dia. “A gente está sempre com medo. Não dá para saber quando a situação vai melhorar”, comentou uma funcionária de uma padaria próxima, destacando a frequência com que episódios de insegurança ocorrem.
Morador flagra furto de placa de alumínio em rua do Meireles, em Fortaleza
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) incentiva a população a colaborar com as investigações, repassando informações que possam ajudar na identificação e prisão dos suspeitos. Denúncias podem ser feitas anonimamente por meio do Disque-Denúncia, no número 181, ou pelo WhatsApp da SSPDS, no número (85) 3101-0181, onde são aceitos textos, áudios, vídeos e fotografias. Há ainda a opção de fazer denúncias online pelo site oficial do serviço 181.
A SSPDS informou que a presença policial será reforçada nas áreas mais afetadas do bairro Meireles para tentar coibir essas ações criminosas e que as investigações do furto estão em andamento. Moradores e trabalhadores esperam que o aumento da vigilância ajude a conter a escalada de crimes na região, permitindo que possam se sentir mais seguros em suas rotinas diárias.
Leia também | Fim da escala 6×1: Elmano apoia debate e defende diálogo com empresas e sindicatos
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<