O setor industrial no Ceará tem registrado um expressivo crescimento na geração de empregos em 2024. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a indústria cearense criou 13.939 postos de trabalho formais entre janeiro e setembro deste ano, um resultado três vezes maior do que o total de vagas geradas em 2023. Esse desempenho coloca a indústria como o segundo maior gerador de empregos no estado, ficando atrás apenas do setor de Serviços, que criou 27.898 vagas no período.
A indústria de transformação foi a principal responsável pelo crescimento, com a criação de 9.377 empregos com carteira assinada. Os setores calçadista, de confecção e de alimentos destacaram-se, representando cerca de 82% do total de vagas geradas. Atualmente, o setor industrial conta com um estoque de 285.177 vínculos formais ativos no estado.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Vladyson Viana, secretário do Trabalho, destacou que o Ceará alcançou o segundo melhor desempenho no crescimento da produção industrial do país, acumulando um saldo positivo de 8,7% de janeiro a setembro. “Acreditamos no potencial da Indústria para a criação de postos de trabalho e o governador Elmano tem investido na atração de novas indústrias, bem como apoiado aquelas já instaladas no Ceará, com o objetivo de aquecer a economia e proporcionar a criação de empregos,” afirmou o secretário.
Interior e Região Metropolitana em destaque
Mais de 58% das vagas geradas pela indústria em 2024 estão concentradas no Interior e na Região Metropolitana de Fortaleza, em municípios como Horizonte (1.734), Maracanaú (1.707) e Sobral (964), que se destacaram na criação de novos empregos industriais.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Oportunidades de emprego no setor
Para aqueles que buscam uma oportunidade no setor industrial, o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) oferece mais de 600 vagas abertas para diferentes ocupações, incluindo auxiliar de linha de produção, trabalhador polivalente da confecção de calçados, costureiro de calçados e soldador. Os interessados devem procurar a Unidade do IDT/Sine mais próxima, munidos de CPF, RG, comprovante de endereço e currículo atualizado, para participar dos processos de seleção.
Esse crescimento do setor industrial no Ceará é resultado de investimentos estratégicos que impulsionam a economia e ampliam as oportunidades de emprego, beneficiando diretamente a população cearense.
Leia também | Sebrae/CE busca parcerias internacionais para fortalecer ecossistemas de inovação no Ceará no Web Summit 2024
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<