Ícone do site Portal GCMAIS

Sebrae/CE busca parcerias internacionais para fortalecer ecossistemas de inovação no Ceará no Web Summit 2024

Sebrae/CE busca parcerias internacionais para fortalecer ecossistemas de inovação no Ceará no Web Summit 2024

Foto: Divulgação

A delegação do Sebrae/CE que participa do Web Summit 2024 em Lisboa tem realizado uma série de encontros estratégicos com representantes de empresas e instituições internacionais. O objetivo é firmar parcerias que contribuam para o fortalecimento da Rede dos Ecossistemas de Inovação do Ceará.

Na quarta-feira (13), uma das reuniões de destaque ocorreu com o Atlantic Hub, empresa global especializada em conectar negócios de diferentes partes do mundo a partir da Europa, com sede em Portugal. A parceria com o Atlantic Hub visa impulsionar o acesso de empreendedores cearenses ao mercado internacional, abrindo novas oportunidades para inovação e expansão.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O Web Summit, uma das maiores conferências de tecnologia do mundo, oferece ao Sebrae/CE um ambiente favorável para estabelecer conexões estratégicas e fortalecer a Rede dos Ecossistemas de Inovação no estado, ampliando o potencial de desenvolvimento econômico e tecnológico no Ceará.

Sebrae/CE busca parcerias internacionais para fortalecer ecossistemas de inovação no Ceará no Web Summit 2024

Publicidade

Uma viagem realizada em outubro de 2023 a Portugal, por representantes do Sebrae/CE, é apontada como decisiva para o avanço dos ambientes de inovação no Ceará. A missão visitou 13 instituições e universidades que promovem empreendedorismo e inovação no país europeu. A partir dessa experiência, o Sebrae/CE iniciou a criação de Fab Labs no Estado. Em fevereiro de 2024, o primeiro laboratório de fabricação digital foi lançado em Fortaleza, com uma turma de 20 alunos. Esses espaços oferecem ferramentas tecnológicas para o desenvolvimento de projetos inovadores, aproximando pequenas empresas das novas tecnologias. Tauá, município reconhecido por iniciativas tecnológicas pioneiras, foi um dos primeiros a aderir ao projeto. Em maio de 2024, durante as comemorações de 222 anos da cidade, Tauá inaugurou seu Fab Lab. A iniciativa faz parte de uma parceria entre o Sebrae/CE e a prefeitura, integrando o laboratório ao ecossistema Inhamuns Valley.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O espaço é voltado para a fabricação de protótipos e o desenvolvimento de soluções inovadoras, reunindo universidades, startups e empresas locais. O município já possui outros projetos voltados para a tecnologia, como a Apple Academy, Huawei Academy e o Hub Tauá Virtual. Durante o 1º Inhamuns Summit, realizado em setembro, o Fab Lab foi utilizado em oficinas de fabricação digital para desenvolver produtos voltados ao agronegócio e à moda.

Leia também | Documento confirma inexistência de propriedades privadas na área do Parque Nacional de Jericoacoara

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile