Um veículo oficial da comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi roubado na noite deste sábado (16) em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, enquanto seguia para o Rio de Janeiro em preparação para a reunião do G20 no Brasil. O presidente não estava no carro no momento do crime, que envolveu três assaltantes armados com pistolas.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O veículo, um Toyota Corolla branco, foi abordado por outro automóvel por volta das 20h. Os criminosos forçaram o motorista a descer do carro e fugiram levando o veículo e o celular do condutor. O motorista prestou depoimento à Polícia Civil, que segue em busca dos suspeitos.
O evento do G20, que será realizado no Rio de Janeiro, mobiliza um esquema de segurança robusto, com mais de 26 mil agentes das Forças Armadas, Força Nacional, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar (PM). Desde a última quinta-feira (14), está em vigor um decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que confere às Forças Armadas poder de polícia na área do evento.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Esta edição do G20 marca a primeira vez que uma força policial federal utiliza câmeras corporais, com a PRF recebendo 200 dispositivos doados pelos Estados Unidos.
Cinquenta delegações de 40 países estão previstas para o encontro, com hospedagem e deslocamento monitorados em um corredor de segurança ao longo de 25 km. Cada país conta com escoltas específicas:
- China: Batedores dos Fuzileiros Navais.
- Estados Unidos: Polícia Rodoviária Federal.
- Rússia: Batalhão Tático de Motociclistas da PM.
Apesar do incidente com o veículo da comitiva presidencial, os organizadores do evento reforçaram que as medidas de segurança foram planejadas para garantir a proteção das delegações e do público envolvido no G20, que ocorre pela primeira vez no Brasil.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Leia também| Motocicleta é flagrada pela PRF a 181 km/h na BR-222, em Sobral