Ronaldo Nazário, ícone do futebol brasileiro, planeja concorrer à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nas eleições de 2025 e tem a ambição de trazer Pep Guardiola, técnico do Manchester City, para comandar a Seleção Brasileira.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Segundo a publicação espanhola, Ronaldo pretende utilizar sua ampla rede de contatos na elite empresarial, política e judicial, além de sua reputação como um dos maiores jogadores da história do futebol, para viabilizar sua candidatura. O ex-atacante, atualmente proprietário do Valladolid (Espanha) e ex-dono da SAF do Cruzeiro, nunca escondeu o desejo de contribuir com a gestão da CBF.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Em 2022, após a eliminação do Brasil na Copa do Mundo do Qatar, Ronaldo chegou a se colocar publicamente à disposição da entidade para ajudar no que fosse necessário. Já em 2012, em entrevista ao jornalista Fernando Rodrigues, ele declarou seu interesse em ocupar o cargo máximo da confederação no futuro.
A assessoria de comunicação do ex-jogador afirmou que não irá comentar o assunto.
Barreiras no caminho
Caso decida formalizar sua candidatura, Ronaldo precisará superar desafios importantes:
- Apoios iniciais: Será necessário o suporte por escrito de quatro federações estaduais e de quatro clubes das Séries A ou B para registrar sua chapa.
- Convencer o colégio eleitoral: O sistema de votação da CBF favorece as federações estaduais, cujos votos têm peso 3, enquanto os clubes da Série A têm peso 2 e os da Série B, peso 1. Assim, um candidato precisa do apoio expressivo das federações para vencer.
Recentemente, a CBF alterou seu estatuto para permitir que o presidente Ednaldo Rodrigues, cujo mandato termina em março de 2026, possa disputar um terceiro mandato. Ednaldo já indicou que pretende se candidatar à reeleição, contando com apoio significativo das federações estaduais.
Um dos trunfos de Ronaldo seria a possível contratação de Pep Guardiola, cujo contrato com o Manchester City termina em 2024. Ronaldo acredita que a chegada de um técnico do calibre de Guardiola seria uma grande renovação para a Seleção Brasileira e fortaleceria seu projeto para a presidência.
O cenário das eleições da CBF promete ser movimentado, com Ronaldo buscando espaço para sua candidatura em meio a um colégio eleitoral historicamente controlado por federações estaduais e desafios políticos significativos.
Leia também | Campeão por antecipação, Santos recebe o CRB para festejar com a torcida na Vila
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<