Ícone do site Portal GCMAIS

Conselho Universitário da UFC mantém homenagem ao fundador Antônio Martins Filho na Concha Acústica

Conselho Universitário da UFC mantém homenagem ao fundador Antônio Martins Filho na Concha Acústica

Foto: Reprodução/Portal Mídia Livre

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Ceará (UFC) decidiu, em reunião realizada nesta segunda-feira (18), manter a homenagem do nome do ex-reitor e fundador da instituição, Antônio Martins Filho, na Concha Acústica. Assim, o espaço passa a se chamar oficialmente “Concha Acústica Reitor Antônio Martins Filho”, consolidando uma homenagem feita originalmente em 1959.

A decisão foi tomada por 31 votos a favor e 6 contrários, após a apresentação de um documento histórico pelo Memorial da Universidade. Segundo a UFC, a ata da 49ª Sessão Extraordinária do Consuni, realizada em 29 de agosto de 1959, registra a aprovação do nome “Auditório Martins Filho” para o equipamento, atendendo a um pedido de estudantes da Escola de Engenharia na época.

A polêmica surgiu durante a 138ª Sessão Ordinária do Consuni, realizada em 1º de novembro deste ano, quando os conselheiros aprovaram que a Concha Acústica passasse a homenagear Bergson Gurjão Farias, ex-estudante da UFC perseguido e morto durante a ditadura militar. Entretanto, um erro na pesquisa documental fez com que a ata de 1959, que já oficializava o nome de Antônio Martins Filho, não fosse considerada no debate inicial.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A descoberta da ata foi feita apenas no último dia 13, levando o reitor da UFC e presidente do Consuni, Custódio Luís Silva de Almeida, a convocar uma nova deliberação. A decisão desta segunda-feira, portanto, ratifica a homenagem de 1959 e será convertida em uma resolução formal. A UFC garantiu que Bergson Gurjão também será homenageado. Um espaço cultural no prédio da Reitoria será batizado com o nome do ex-estudante, com inauguração prevista para o próximo dia 10 de dezembro, conforme decisão do Consuni.

Publicidade

O debate gerou polêmica nas redes sociais e provocou manifestações públicas de figuras importantes. O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, destacou a relevância de Martins Filho para a história do Ceará, criticando a proposta de substituir seu nome pelo de Bergson Gurjão. “O professor Martins Filho, junto com outros homens e mulheres, ajudou não só a fundar a UFC, mas a mudar a história do Ceará”, declarou Roberto Cláudio.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Já o ex-reitor Cândido Albuquerque também se posicionou, defendendo que a homenagem a Bergson fosse feita em outro espaço. “O que me assusta é a retirada do nome do autor da obra para colocar o nome de um ex-aluno, morto quando lutava por suas ideias. Penso que outro espaço acadêmico poderia receber o nome de Bergson, respeitando-se a memória e a história do nosso primeiro e maior Reitor”, afirmou.

Com a nova deliberação, a UFC busca conciliar a preservação de sua memória histórica com a valorização de ex-alunos que marcaram sua trajetória, como Bergson Gurjão Farias, reconhecendo sua luta em prol da democracia.

Leia também | Motocicletas de empresa privada são flagradas em passarela de pedestres em Fortaleza

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Sair da versão mobile