Unidades dos departamentos estaduais de Trânsito (Detran) em todo o Brasil têm chamado a atenção para tentativas de golpe envolvendo mensagens de texto, conhecidas popularmente como SMS. Os golpistas se passam pela instituição e alegam que a carteira nacional de habilitação (CNH) da vítima está com processo de suspensão ou cassação.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
As mensagens enviadas pelos criminosos contêm links que, quando acessados, direcionam a pessoa para sites falsos que simulam o sistema do governo federal, o gov.br, e apresentam formulários ou boletos que pedem informações pessoais dos usuários. Além de pedir esses dados as plataformas fraudulentas mostram supostas infrações cometidas e seus valores, com um campo com a opção “regularizar”.
O Detran informa que não entra em contato com os usuários por SMS, e-mail ou ligação. Todas as notificações sobre processos são enviadas em correspondências identificadas pelos Correios e publicadas no Diário Oficial do Estado.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O órgão recomenda que a população não clique em links suspeitos e enfatiza a possibilidade de consultar canais oficiais: Em caso de dúvida, os usuários podem acessar o site oficial do Detran do estado ou procurar atendimento presencial em qualquer unidade do departamento. Também é possível usar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, que oferece acesso às informações do condutor e do veículo.
Leia também | Casal de namorados é baleado na rua e mulher morre em Groaíras, no interior do Ceará
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<