PARA A PRÓXIMA GESTÃO

José Sarto suspende licitação de concessão de iluminação pública e rede semafórica em Fortaleza

A concessão, prevista para durar 15 anos, tinha abertura dos envelopes marcada para 30 de dezembro, um dia antes do término de sua gestão

Compartilhe:
19 de novembro de 2024
Portal GCMAIS

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), anunciou nesta terça-feira (19) a suspensão do processo da licitação dos serviços de iluminação pública e da rede semafórica da cidade à iniciativa privada. A concessão, prevista para durar 15 anos, tinha abertura dos envelopes marcada para 30 de dezembro, um dia antes do término de sua gestão.

José Sarto suspende licitação de concessão de iluminação pública e rede semafórica em Fortaleza
Foto: Reprodução

Segundo o prefeito, o processo licitatório, iniciado há mais de um ano, seguiu todas as exigências legais, incluindo uma audiência pública realizada em janeiro. Apesar disso, Sarto afirmou que a continuidade do certame ficará a cargo da próxima administração.

“A licitação poderá ser conduzida pela próxima administração”, declarou. Ele reforçou seu compromisso com uma transição tranquila e com a transparência dos atos administrativos, destacando que o processo foi estruturado conforme as normas do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE). Caso fosse concluída, a concessão poderia gerar um custo mensal de até R$ 23,2 milhões aos cofres públicos, totalizando cerca de R$ 4,1 bilhões ao longo do contrato.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A decisão ocorre em meio a forte pressão política. Na segunda-feira (18), a deputada estadual Larissa Gaspar (PT) solicitou ao TCE-CE e ao Ministério Público do Ceará (MPCE) a suspensão da licitação. No pedido, Larissa argumentou que o processo carecia de estudos técnicos suficientes para avaliar os impactos orçamentários e ambientais, além de apontar os custos elevados da proposta. “Sarto teve quatro anos para resolver o problema da iluminação pública e da gestão dos semáforos da cidade e só agora, ao final da sua gestão, resolve publicar essa licitação com custos altíssimos, bem acima dos praticados em outras cidades”, criticou a parlamentar em vídeo divulgado nas redes sociais.

Com a suspensão, a responsabilidade de decidir sobre a concessão será transferida para a próxima gestão municipal. O prefeito José Sarto destacou que a paralisação visa garantir transparência e evitar controvérsias no momento de transição administrativa. A decisão é vista como uma resposta às críticas e como uma medida para evitar possíveis prejuízos ao erário, diante do elevado custo projetado do contrato.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Confira na íntegra a publicação de José Sarto sobre a suspensão da licitação de concessão de iluminação pública

“Determinei a suspensão do processo de concessão dos serviços de iluminação pública e da rede semafórica do município de Fortaleza, iniciado ainda no ano passado. A licitação poderá ser conduzida pela próxima administração. A decisão não afetará os serviços essenciais para a cidade. O nosso compromisso é garantir uma transição tranquila entre os governos, bem como a transparência dos atos da nossa gestão.

Reforço que o processo de contratação foi iniciado há mais de um ano, cumprindo todos os requisitos da legislação específica para uma concessão pública e atendendo aos termos da Instrução Normativa do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE). Dentro do cronograma, realizamos também audiência pública no dia 26 de janeiro deste ano, no Gran Mareiro Hotel, conforme divulgado no portal da Prefeitura de Fortaleza. O edital segue disponível no portal de Compras do Município”. 

Leia também | Motocicletas de empresa privada são flagradas em passarela de pedestres em Fortaleza

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.