NOVIDADE

INSS adota análise on-line para reduzir filas por liberação de benefícios

Os beneficiários podem receber pagamentos por até seis meses antes de realizar a perícia presencial

Compartilhe:
21 de novembro de 2024
Portal GCMAIS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) implementou um sistema de análise on-line para acelerar a liberação de benefícios e minimizar as longas filas de espera, agravadas pelo aumento da demanda e o número limitado de servidores. Com a novidade, os beneficiários podem receber pagamentos por até seis meses antes de realizar a perícia presencial.

INSS adota análise on-line para reduzir filas por liberação de benefícios
Foto: Reprodução

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A nova abordagem busca simplificar o processo, permitindo que a documentação seja enviada e analisada remotamente. De acordo com o INSS, em setembro, mais de 625 mil benefícios foram concedidos, incluindo aposentadorias, auxílios e pensões. No entanto, a falta de documentos é uma das principais razões para indeferimentos.

Para agilizar o atendimento, o INSS também promove mutirões que podem antecipar perícias inicialmente agendadas para meses posteriores. Beneficiários têm até 30 dias corridos para cumprir exigências solicitadas, com possibilidade de prorrogação por igual período.

A experiência da dona de casa Márcia Monte ilustra os desafios enfrentados pelos segurados. Ela tentou obter o Benefício de Prestação Continuada (BPC) para o filho em 2018 e só conseguiu dois anos depois, durante a pandemia, com o auxílio de um advogado. “Foi bastante tempo. Hoje em dia eu sou beneficiada graças a Deus”, relata.

A medida representa um avanço no acesso aos benefícios, mas destaca a necessidade de atenção aos prazos e à documentação exigida para evitar atrasos.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

Leia também |Fortaleza: atendimentos do Vetmóvel no RioMar Kennedy são prorrogados até sexta-feira (22)

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.