Quem precisa tirar ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deve estar atento às novas regras que podem começar a valer em 2025. As alterações propostas pelo Projeto de Lei 7746/17, ainda em tramitação, impactam principalmente os motoristas da categoria B, que habilita a condução de veículos com Peso Bruto Total de até 3.500 kg, como automóveis de passeio, picapes e vans com capacidade para até oito pessoas. Confira a seguir o que muda na CNH em 2025.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A principal mudança é a criação de subcategorias para os motoristas da categoria B, que determinarão se o condutor está apto a dirigir veículos com câmbio automático ou manual. Essa medida reflete o crescente uso de carros com câmbio automático e visa garantir que os motoristas sejam treinados especificamente para o tipo de veículo que irão conduzir.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O que muda na CNH em 2025?
Além disso, motoristas que forem renovar a CNH terão que fazer um curso de reciclagem obrigatório a cada cinco anos. As aulas abordarão atualizações do Código Brasileiro de Trânsito (CBT), segurança viária e novas técnicas de direção. Profissionais que transportam passageiros ou cargas também terão conteúdos específicos, com foco em direção responsável.
Outra mudança prevista é a inclusão de uma avaliação psicológica, além da física, nos exames médicos necessários para renovar a habilitação. A proposta visa garantir que os motoristas estejam em plena condição física e mental para dirigir com segurança, refletindo uma crescente preocupação com a saúde mental no trânsito.
Embora ainda não haja confirmação de quando as mudanças começarão a valer, o objetivo é aprimorar a segurança no trânsito e proteger a integridade dos motoristas.
Leia também | Quem são os finalistas da Sul-Americana 2024?
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<