A Galeria de Recondicionamento e Aprendizagem sobre Bicicletas Urbanas (GRAU), parte do programa Pedala Mais da Prefeitura de Fortaleza, está recebendo doações de bicicletas abandonadas para serem recicladas ou reparadas e destinadas a pessoas de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa visa transformar essas bicicletas em oportunidades de mobilidade e geração de renda, e conta com a participação de condomínios e pessoas físicas que podem realizar o cadastro online para contribuir com a ação.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Após o recebimento, uma equipe técnica realiza a triagem das bicicletas, definindo se serão recicladas ou reparadas para doação. O objetivo é proporcionar aos beneficiados uma melhor mobilidade e, em alguns casos, a possibilidade de geração de renda.
A GRAU integra as ações do programa Pedala Mais, promovido pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), com apoio do Instituto de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (IC) e do Instituto Aromeiazero. Além de promover a reutilização das bicicletas, a GRAU oferece capacitação para empreendedores que desejam ampliar seus negócios por meio da utilização de bicicletas, com o primeiro curso gratuito previsto para iniciar no dia 25 de novembro.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O Pedala Mais Fortaleza, lançado em 2023, tem como meta dobrar o número de ciclistas na cidade nos próximos 10 anos, passando de 5% para 10% da população. A ação conta com o apoio da Iniciativa Bloomberg para Infraestrutura Ciclável (BICI), programa da Bloomberg Philanthropies gerenciado pela Global Designing Cities Initiative (GDCI).
O Instituto Aromeiazero, parceiro da iniciativa, tem como missão promover a mudança social e melhorar a resiliência das cidades por meio do uso de bicicletas, especialmente em contextos sociais e culturais.
Leia também | Fortaleza: atendimentos do Vetmóvel no RioMar Kennedy são prorrogados até sexta-feira (22)
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<