O aguardado resultado final do Concurso Nacional Unificado (CNU), o “Enem dos concursos”, passou por uma alteração em seu cronograma original. Inicialmente prevista para ser divulgada no dia 21 de novembro de 2024, a lista de aprovados para as 6.640 vagas ofertadas sofreu um adiamento.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
CNU resultado: Por que o adiamento?
O novo cronograma foi decidido após a União firmar, no Núcleo Central de Conciliação do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, um acordo judicial para garantir a continuidade e finalização do CNU. O adiamento do resultado se deu em meio a uma decisão da Justiça Federal que determinou a reintegração de candidatos eliminados por não terem completado corretamente o processo de identificação no cartão de respostas. A Justiça entendeu que a eliminação deveria ocorrer apenas para aqueles que não preencheram cumulativamente ambos os campos exigidos: o número do gabarito e a frase na capa do caderno de provas. Essa decisão gerou um novo prazo para que os resultados fossem republicados, incluindo os nomes dos candidatos que haviam sido desclassificados.
Com a nova data, os candidatos agora têm até fevereiro para aguardar a divulgação dos resultados finais. Após essa etapa, os aprovados serão convocados para cursos de formação, que iniciarão em janeiro de 2025, com a posse nos cargos prevista para ocorrer logo após essa formação. Os cursos terão uma carga horária variada, dependendo da função, e incluem tanto atividades à distância quanto presenciais.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Além disso, o CNU criou um banco de reserva com mais de 13 mil candidatos classificados que poderão ser convocados conforme a necessidade dos órgãos públicos. Essa estratégia visa atender à demanda por servidores após a perda significativa de pessoal nos últimos anos. A estrutura do concurso tem como objetivo não apenas acelerar o processo de contratação, mas também garantir uma seleção mais eficiente e abrangente para o serviço público federal.
Os candidatos interessados em acompanhar suas notas e classificações podem acessar a “Área do Candidato” no site da Cesgranrio, onde também estarão disponíveis informações sobre as próximas fases do concurso e detalhes sobre a convocação dos aprovados. A expectativa é que, com este novo cronograma e as adequações necessárias, o CNU possa cumprir seu papel de forma eficaz e justa, promovendo uma nova geração de servidores públicos qualificados.
Qual a nova data de divulgação?
Após o adiamento, o Ministério da Gestão e Inovação de Serviços Públicos divulgou um novo calendário com as datas atualizadas. A boa notícia é que já temos uma previsão para a divulgação do resultado final: 11 de fevereiro de 2025.
O que esperar até a divulgação do resultado final?
Enquanto aguardamos a divulgação do resultado final, é importante acompanhar as notícias e as atualizações sobre o CNU. O governo pode divulgar informações adicionais sobre o processo seletivo, como os critérios de desempate e os procedimentos para a convocação dos aprovados.
Novo calendário do resultado CNU:
- 25 de novembro de 2024: Divulgação dos resultados das provas objetivas para os candidatos incluídos.
- 4 e 5 de dezembro de 2024: Envio de títulos.
- 6 de dezembro de 2024 a 10 de janeiro de 2025: Análise de títulos.
- 9 de dezembro de 2024: Divulgação das notas preliminares das provas discursivas e redações.
- 9 e 10 de dezembro de 2024: Interposição de eventuais pedidos de revisão das notas das provas discursivas e redações.
- 20 de dezembro de 2024: Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas das provas discursivas e redações.
- 23 de dezembro de 2024: Convocação para o procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros.
- 6 a 10 de janeiro de 2025: Perícia médica (avaliação biopsicossocial) dos candidatos que se declararem com deficiência.
- 11 e 12 de janeiro de 2025: Procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros e indígenas.
- 15 de janeiro de 2025: Resultado preliminar da avaliação de títulos.
- 15 e 16 de janeiro de 2025: Prazo para interposição de eventuais recursos quanto ao resultado preliminar da avaliação de títulos.
- 17 e 18 de janeiro de 2025: Prazo para interposição de eventuais recursos quanto aos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas, e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência.
- 11 de fevereiro de 2025: Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da avaliação de títulos e previsão final dos resultados.
Leia também | Fortaleza: atendimentos do Vetmóvel no RioMar Kennedy são prorrogados até sexta-feira (22)
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<