O Centro de Atenção Psicossocial Geral (Caps) Dr. Nilson Moura Fé, que diz respeito à Regional II de Fortaleza, está com atendimento interrompido aos pacientes. O equipamento, que até então funcionava na Rua Pinto Madeira, na Aldeota, está de mudança para outro bairro, devendo ir para a Rua Visconde de Mauá, 2641, no bairro Dionísio Torres.
Ana Cristina, dona de casa que é paciente atendida no equipamento, falou com a equipe de reportagem da TV Cidade Fortaleza sobre o assunto. “Nesse descaso, a gente [fica] sem ter como ser atendida. Todos os pacientes vieram e voltaram sem a sua medicação”, conta ela.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
A mulher ainda comentou que ouviu sobre uma suposta ordem de despejo, que seria o motivo da mudança de local. No entanto, uma pessoa que trabalha no local e que não quis se identificar assegurou que se trata apenas de uma transferência, sem que haja um despejo ocorrendo.
A equipe de reportagem da TV Cidade Fortaleza já havia ido ao local, em ocasião anterior, para mostrar a situação de precariedade percebida no equipamento, inclusive na fachada, que segue deteriorada.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Por meio de nota, a Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS) informou que os serviços do Caps não foram interrompidos, mas “temporariamente reorganizados”. A SMS aponta que os profissionais foram realocados para outras unidades. Já o serviço de farmácia básica e de alto custo foi direcionado para o Posto de Saúde Pio XII, no bairro São João do Tauape. Os atendimentos psiquiátricos agendados estão sendo realizados nos Caps dos bairros Centro e Cidade 2000. O novo endereço da unidade fechada será na Rua Visconde de Mauá, 2641 – Dionísio Torres.
Leia também | Mais de 240 policiais atuarão por dia nas ruas do Centro de Fortaleza no fim do ano