Os uruguaios foram às urnas neste domingo (24) para o segundo turno das eleições presidenciais. Yamandú Orsi, candidato de centro-esquerda, e Álvaro Delgado, de centro-direita, disputam o cargo.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O Tribunal Eleitoral do Uruguai, funcionários e soldados prepararam as urnas nesse sábado (23). São cerca de 2,7 milhões de eleitores aptos para votar neste domingo, e escolher o próximo presidente.
Leia também | Lanchonete é alvo de invasão e furto em Fortaleza
Uruguaios vão às urnas neste domingo
As pesquisas antes da votação sugeriam 25 mil votos de diferença entre os dois candidatos, o seguidor do ex-presidente Mujica, o candidato de centro-esquerda Yamandu Orsi e o candidato governista de centro-direita, Álvaro Delgado.
Isso significa que os eleitores que votaram em candidatos derrotados no primeiro turno em outubro serão essenciais para as votações deste domingo.
Uruguaios vão às urnas neste domingo, já que no primeiro turno, Delgado obteve 26,9% enquanto Orsi obteve 43,7% dos votos. O Uruguai contraria a tendência global de fortes divisões entre direita e esquerda vistas em muitos países no que tem sido um ano eleitoral de 2024.
Com 3,4 milhões de habitantes, o Uruguai vai às urnas com um presidente com boa popularidade, inflação em baixa e tanto o emprego quanto os salários reais em elevação. No entanto, outros assuntos como altos custos de vida, desigualdade e crimes violentos seguem na pauta.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<