Refresh

This website gcmais.com.br/noticias/2024/11/26/universalizacao-do-saneamento-basico-no-ceara-pode-gerar-economia-significativa-na-saude/ is currently offline. Cloudflare's Always Online™ shows a snapshot of this web page from the Internet Archive's Wayback Machine. To check for the live version, click Refresh.

PUBLIEDITORIAL

Universalização do saneamento básico no Ceará pode gerar economia significativa na saúde

Com projetos em andamento que visam fornecer água tratada, além de coleta e tratamento de esgoto, milhões de pessoas estão sendo beneficiadas

Compartilhe:
26 de novembro de 2024
Portal GCMAIS

A universalização do saneamento básico no Ceará está promovendo uma transformação significativa na qualidade de vida da população. Com projetos em andamento que visam fornecer água tratada, além de coleta e tratamento de esgoto, milhões de pessoas estão sendo beneficiadas. Essa iniciativa não só melhora as condições de saúde, mas também contribui para a redução de custos com tratamentos médicos.

Universalização do saneamento básico no Ceará pode gerar economia significativa na saúde
Foto: Arquivo Agencia Brasil

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Em 2023, o Ceará registrou mais de 236 mil casos de diarreia aguda, de acordo com a Secretaria de Saúde do estado (SESA), evidenciando o impacto da falta de saneamento. “As crianças e os idosos são os mais afetados por doenças como gastrointestinais, respiratórias e arboviroses. Muitas vezes, isso está relacionado ao contato com esgoto a céu aberto ou água contaminada”, afirma Ramiro Tavares, infectologista.

Quadros mais graves dessas doenças podem resultar em internações prolongadas. “Pacientes imunossuprimidos, como oncológicos ou transplantados, têm uma média de 10 a 20 dias de internação, o que impacta a ocupação de leitos”, explica Vírginia Fernandes, endocrinologista.

O Instituto Trata Brasil estima que o Ceará poderá economizar mais de R$ 1 bilhão em custos com saúde até 2040 com a expansão do saneamento. Já os projetos realizados pela Ambiental Ceará, em parceria com a Cagece, beneficiaram mais de 90 mil famílias. “São 90 mil famílias que hoje têm uma qualidade de vida diferenciada, vivendo em ruas limpas e sem necessidade de desviar de dejetos”, afirma André Facó, diretor-presidente da Ambiental Ceará.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Ele destaca ainda que os benefícios vão além da saúde, impactando áreas como economia, valorização imobiliária e turismo. “A falta de contato com esgoto reduz doenças de veiculação hídrica e respiratória, além de valorizar o imóvel e atrair mais turistas”, explica.

Moradores já percebem as mudanças. Francisco Monte, morador do bairro Parangaba, relatou a melhoria após a instalação da rede de esgoto em sua rua. “Antes, era água suja constante na rua. As crianças brincavam na lama, o que afetava a saúde de todos. Agora, a rua está limpa e seca, o que fez uma enorme diferença”, celebra.

Leia também |Parceria público-privada vai garantir saneamento básico para 90% da população do Ceará até 2033

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.