Ícone do site Portal GCMAIS

Turismo no Ceará cresce 6,9% no 3º trimestre e supera índices nacionais e regionais

Turismo no Ceará cresce 6,9% no 3º trimestre e supera índices nacionais e regionais

Foto: Davi Pinheiro e Tatiana Fortes - Casa Civil

O turismo no Ceará registrou crescimento de 6,9% no terceiro trimestre de 2024, superando a média nacional (2,4%) e os índices da Bahia (3,5%) e Pernambuco (0,0%), conforme dados do Índice de Atividades Turísticas (Iatur). O levantamento foi realizado com base na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<< 

Segundo Daniel Suliano, analista de Políticas Públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e responsável pelo estudo, o resultado é considerado “excelente”, especialmente porque o estado já havia apresentado um desempenho notável no segundo trimestre.

“No primeiro trimestre, o Ceará já demonstrava sinais de recuperação e aumento do fluxo turístico. No terceiro trimestre, esses esforços se consolidaram, resultando em um crescimento superior ao dos períodos anteriores”, destacou Suliano.

O analista atribui o avanço ao aproveitamento das vantagens competitivas do estado e à adaptação às novas demandas do mercado, o que fortaleceu a posição do Ceará como destino turístico. Ele também ressaltou que, desde abril, os dados mensais apontam para uma tendência de crescimento contínuo no setor, refletindo um fortalecimento significativo da atividade turística local.

Fatores como maior atratividade, melhorias na infraestrutura e recuperação do setor após períodos de retração podem explicar o bom desempenho, segundo Suliano. “A manutenção de taxas positivas sugere que o Ceará consolida uma tendência de alta em 2024”, afirmou.

Publicidade

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

Índice de Atividades Turísticas

O Índice de Atividades Turísticas (Iatur) é construído a partir da PMS do IBGE e serve para analisar o desempenho e identificar tendências no setor turístico no médio e longo prazo. Ele se baseia na receita bruta de empresas formalmente constituídas em segmentos como serviços prestados às famílias, transportes, serviços auxiliares aos transportes, correio e serviços profissionais, administrativos e complementares.

Leia também |Primeira moto recuperada no Programa Moto Segura é devolvida a motociclista de aplicativo no Ceará

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Sair da versão mobile