Ícone do site Portal GCMAIS

Alece aprova criação de subprocuradorias no MPCE e novos projetos de lei estaduais

Alece projeto ministério público

Foto: Junior Pio

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) aprovou nesta quarta-feira (27) o Projeto de Lei Complementar 21/2024, de autoria do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), que moderniza a estrutura organizacional da instituição com a criação de quatro subprocuradorias-gerais de Justiça: Institucional, Jurídica, Administrativa e Planejamento. A medida também extingue o cargo de vice-procurador-geral de Justiça.

A proposta altera dispositivos da Lei Orgânica e Estatuto do MPCE (Lei Complementar n.º 72/2008) com o objetivo de desconcentrar as atividades acumuladas pelo procurador-geral de Justiça e aprimorar a gestão administrativa. Além da reestruturação, o projeto ajusta o programa de estágio do MPCE, transferindo ao procurador-geral a definição do número de estagiários, e alinha a organização da instituição às mudanças trazidas pela Lei Estadual n.º 18.320/2023, que criou a Secretaria de Planejamento e Modernização.

A Alece aprovou também nove projetos de lei de autoria de parlamentares, destacando temas variados como utilidade pública, direitos das pessoas com deficiência e inclusão de eventos culturais no calendário oficial do estado.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<< 

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

Publicidade

A aprovação das propostas e do Projeto de Lei do Ministério Público reflete um esforço da Alece para modernizar instituições estaduais, valorizar profissionais de saúde, garantir direitos de grupos específicos e fortalecer a cultura local. As medidas aprovadas seguem agora para implementação ou apreciação do Poder Executivo.

Leia também | Relatório revela pacto entre facções contra secretário de Administração Penitenciária

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Sair da versão mobile