O levantamento da pesquisa foi realizado com dados colhidos em 2023
Ceará é o 5ª estado em número de municípios com lixões, segundo o IBGE
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estátisca (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (28) os dados referentes à Pesquisa de Informações Básicas Municipais – MUNIC, realizada em 2023. De acordo com as informações apresentadas pelo órgão, o Ceará ocupa a 5ª posição entre os estados com maior número de municípios que ainda utilizam lixões como destino para os resíduos sólidos coletados.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Segundo o levantamento, no ano passado, dos 178 municípios do estado com serviço de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, 80,9% informaram que o material coletado tem como destino final o vazadouro a céu aberto (lixão). Nesse quesito o Ceará fica atrás apenas dos estados de Roraima, Amazonas, Maranhão e Pará, que apresentam os maiores índices de uso dos lixões.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A pesquisa também apresenta dados referentes a outras questões do saneamento básico, no Ceará, como limpeza urbana, esgotamento sanitário e a coleta de resíduos sólidos. No estado, os serviços de coleta de resíduos sólidos especiais abrangem, ao todo, 140 municípios – ou seja, 76,5% do total. Esse número indica que o Ceará tem uma cobertura considerada intermediária, com cerca de 43 cidades que ainda não contam com esse tipo de serviço.
Entre as localidades que informaram existência desse tipo de serviço, o tipo apontado com maior frequência (47,8%) é o Ponto de Entrega Voluntária (PEV), ou Ecoponto. Por sua vez, a coleta porta a porta apresentou uma cobertura de 39,1%.
Leia também | Ladrão invade condomínio em Fortaleza, arromba carro, furta bicicleta e deixa o local
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.