Localizada a cerca de 13 km do centro de Fortaleza, a Praia do Futuro é um dos principais cartões-postais da capital cearense. Com 7 km de extensão, a orla se destaca por sua infraestrutura, sendo palco de lazer, cultura e gastronomia, atraindo mais de 3,5 milhões de frequentadores por ano, incluindo cerca de 600 mil turistas.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A praia oferece uma ampla variedade de atividades. Enquanto o mar agitado é perfeito para esportes como surf e kitesurf, as piscinas naturais que se formam na maré baixa garantem diversão para toda a família. O clima agradável durante todo o ano é um atrativo adicional. “É um clima que nós não temos lá”, destacou Silvana Beckhauser, turista de Santa Catarina.
A região abriga 72 barracas de praia, que se consolidaram como um polo gastronômico único no Brasil. Oferecendo pratos típicos como o tradicional caranguejo no leite de coco, muitas barracas evoluíram para verdadeiros beach clubs, com piscinas, parques aquáticos e programação noturna. Juntas, elas geram 15 mil empregos diretos e indiretos, movimentando cerca de R$ 300 milhões anualmente.
“A Praia do Futuro e suas barracas formam um polo turístico gastronômico único, que é cultural do cearense. São 7 km de praia com opções para todos os públicos, oferecendo uma experiência diferenciada, com o pé na areia e estrutura de qualidade”, afirma Lilian Geovani, executiva da Associação Empresarial da Praia do Futuro.
Segundo Alexandre Pereira, secretário de Turismo de Fortaleza, a Praia do Futuro é parada obrigatória para quem visita a cidade. “Ela representa um dos principais atrativos turísticos de Fortaleza. O turista que passa três dias aqui certamente visita a Praia do Futuro, um ambiente que também impulsiona o desenvolvimento econômico da nossa cidade”, ressalta.
A relação dos fortalezenses com a praia vai além do turismo, sendo um ponto de convivência e celebração cultural. “Eu sou filho do mar. Aqui é minha área de lazer, seja surfando ou correndo na praia”, comenta Thiago Marques, diretor social da Associação Empresarial da Praia do Futuro (AEPF). Eventos como a famosa “Quinta do Caranguejo”, iniciada na praia, se tornaram tradição em Fortaleza.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A infraestrutura da região, com bolsões de estacionamento, quiosques e acessibilidade, reforça sua atratividade tanto para moradores quanto para turistas. A Praia do Futuro, além de seu apelo turístico, é símbolo da cultura e da hospitalidade cearense.
Praia do Futuro, estrutura, delícias gastronômicas e um mar surpreendente
Leia também |Praia de Iracema reúne diversas gerações para o lazer e estimula bons negócios
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<