O Ceará oferece boas opções para quem planeja aproveitar o litoral no final de semana. Segundo o boletim de balneabilidade divulgado nesta sexta-feira (29) pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), 56 trechos de praias em todo o estado estão próprios para banho.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Fortaleza se destaca com 21 pontos adequados para os banhistas, especialmente no setor leste, que inclui praias como Futuro, Abreulândia, Sabiaguaba, Caça e Pesca, e Titanzinho, com 13 áreas liberadas. No setor centro, que abrange Mucuripe, Meireles e Iracema, sete trechos estão aptos. Já no setor oeste, que compreende as praias da Leste Oeste, Pirambu e Barra do Ceará, apenas um ponto foi considerado próprio para banho.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Trechos próprios em Fortaleza
Setor Leste
- Praia do Caça e Pesca: Na altura da rua Germiniano Jurema
- Praia do Futuro: Diversos pontos, como na altura da rua Embratel, Antônio Atualpa Rodrigues e Gerôncio Brigido Neto
- Praia da Abreulândia: Na altura da rua Teófilo Ramos
- Praia da Sabiaguaba: Na altura da rua Sabiaguaba
Setor Centro
- Praia do Mucuripe: Próximo ao Jardim Japonês e Arena Beira-Mar
- Praia do Meireles: Na altura da Av. Rui Barbosa e da Feirinha da Beira-Mar
- Praia de Iracema: Locais como Aterrinho e Praia dos Crush
Setor Oeste
- Praia do Pirambu: Na altura da Av. Filomeno Gomes
Praias no interior do Ceará
No litoral leste, 17 pontos estão próprios para banho, com destaque para Iguape, Majorlândia, Canoa Quebrada e Prainha. No litoral oeste, 18 áreas estão adequadas, incluindo destinos populares como Jericoacoara, Praia do Preá e Lagamar do Cauípe.
Trechos impróprios
Algumas áreas seguem impróprias para banho, especialmente no setor oeste de Fortaleza, como a Praia da Colônia e trechos da Barra do Ceará. No setor centro, pontos do Mucuripe, como o Porto dos Botes e o entorno do Mercado dos Peixes, também estão fora dos padrões de qualidade.
Monitoramento
O boletim é baseado na análise de amostras coletadas pela Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da Semace, seguindo critérios definidos pela Resolução Conama Nº 274/2000. O relatório completo está disponível no site e no aplicativo da Semace, permitindo que a população acompanhe as condições de balneabilidade em tempo real.
Essa análise reforça a importância de checar a qualidade da água antes de planejar um dia na praia, garantindo segurança e lazer aos banhistas.
Leia também |Fortaleza inicia matrículas para novos alunos da Rede Municipal na próxima quarta-feira (4)
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<