Em 2023, 145 dos 184 municípios do Ceará, representando 78,8% do total, alcançaram ou superaram a nota 6,0 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para os anos iniciais do ensino fundamental. Outros 40 municípios, ou 21,2%, ficaram abaixo da meta, estipulada inicialmente para 2021, mas adiada para o ano passado devido à pandemia de Covid-19.
Pires Ferreira destacou-se como o único município a alcançar a nota máxima (10) no Ideb 2023. Além disso, Coreaú, Jijoca de Jericoacoara, Independência, Pedra Branca, Novo Oriente, Ararendá, Deputado Irapuan Pinheiro, Tamboril e Sobral obtiveram notas superiores a 9,0. Esses municípios apresentaram crescimentos expressivos no período de 2007 a 2023, variando de 95,9% a 170,3%.
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Segundo o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Pires Ferreira teria que retroceder 14 anos em sua política educacional para retornar à nota 6,0, e cinco anos considerando a meta de 9,9. Esse avanço demonstra a consolidação de práticas educacionais eficazes no município.
Por outro lado, municípios como Caucaia, Barbalha, Juazeiro do Norte, Iracema, Quixelô, Catarina, São Gonçalo do Amarante, Boa Viagem, Arneiroz e Iguatu apresentaram os menores índices de esforço no cumprimento das metas do Ideb.
O estudo, intitulado Mensurando o Esforço dos Municípios no Cumprimento de Metas do Ideb entre 2001 e 2023 e publicado pela Diretoria de Estudos Sociais do Ipece, atribui os avanços da educação básica no Ceará a duas políticas públicas lançadas em 2007: a Cota-Parte do ICMS e o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC).
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De acordo com Victor Hugo de Oliveira Silva, analista de Políticas Públicas do Ipece e autor do estudo, essas iniciativas foram fundamentais para o progresso educacional do estado. A Cota-Parte do ICMS estabelece incentivos financeiros para os municípios que demonstram melhorias na aprendizagem escolar, enquanto o PAIC oferece suporte metodológico e de gestão escolar focado em resultados.
Graças a essas políticas, o Ceará se destaca no cenário nacional pelo avanço consistente na qualidade da educação básica, especialmente no ensino fundamental, nos últimos 20 anos.
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