Ícone do site Portal GCMAIS

Fortaleza inicia matrículas para novos alunos da Rede Municipal na próxima quarta-feira (4)

Fortaleza inicia matrículas para novos alunos da Rede Municipal na próxima quarta-feira (4)

Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal da Educação (SME) abrirá, na próxima quarta-feira (4), o período de matrículas para alunos novatos da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza para 2025. O prazo se estende até 16 de dezembro, contemplando vagas na pré-escola, Ensino Fundamental I e II e na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<< 

O cadastro será feito pelo Sistema de Matrícula On-line, acessível pelo site da Prefeitura, onde pais e responsáveis podem selecionar a escola e confirmar a vaga. Após preencher o formulário, será gerado um protocolo que deve ser apresentado, junto com a documentação do aluno, diretamente na unidade escolar escolhida, no prazo de dois dias úteis. Famílias sem acesso à internet podem realizar o processo presencialmente em qualquer unidade escolar da Rede Municipal, bastando levar os documentos necessários.

Critérios e novidades para 2025

Uma novidade para este ano é a reserva de vagas para irmãos em escolas que ofertem a série pretendida. Além disso, a matrícula estará disponível ao longo do ano, independentemente do calendário inicial divulgado.

As famílias devem apresentar documentos como certidão de nascimento, CPF, histórico escolar, cartão de vacinação atualizado e comprovante de residência. A ausência de algum documento não impede a matrícula, e os conselhos tutelares podem ser acionados para regularização.

Publicidade

Para crianças de 1 a 3 anos, a inscrição é feita no Registro Único da Educação Infantil, presencialmente nos Centros de Educação Infantil ou creches parceiras. Já para estudantes com deficiência, a matrícula antecipada foi realizada entre 29 e 31 de outubro, mas ainda é possível efetuar o cadastro presencialmente.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

Escolas de Tempo Integral

O cadastro para escolas de tempo integral deve ser feito presencialmente, com o preenchimento de questionários específicos e entrega de documentos como comprovante de residência e fotos 3×4. A SME reforça que o processo de matrícula visa garantir o acesso, permanência e bom atendimento aos alunos e suas famílias.

Leia também |Obras de duplicação da BR-116 terão início no dia 13 de dezembro, anuncia Elmano

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 
Sair da versão mobile