SOLUÇÕES E DIRETRIZES

Mudanças climáticas: Cúpula Mundial da Transição Energética reúne especialistas internacionais em Fortaleza

A Cúpula Mundial da Transição Energética (WSoET) reuniu especialistas globais e lançou diretrizes para conter o aquecimento global

Compartilhe:
30 de novembro de 2024
Portal GCMAIS

Fortaleza recebeu, nesta quinta (28) e sexta-feira (29), o World Summit on Energy Transition (WSoET) – Cúpula Mundial de Transição Energética –, que reuniu especialistas de diversos países para discutir e fechar diretrizes e recomendações relacionadas ao aquecimento global e às mudanças climáticas.

Mudanças climáticas: Cúpula Mundial da Transição Energética reúne especialistas internacionais em Fortaleza
Foto: Divulgação

Os especialistas e autoridades presentes destacaram a importância de promover uma transição energética. Foram, no total, 2 mil inscritos (entre presenciais e online), 100 palestrantes, com a participação de representantes de quase 30 países, entre instituições nacionais, governos e órgãos internacionais.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<< 

“Esse evento é o primeiro que fazemos no Brasil, no contexto do próximo G20, que também será aqui. A parte mais importante da mudança climática é a transição energética, porque é uma das coisas que mais pode contaminar o ambiente, mas também a que mais contribui para a geração de emprego e crescimento para todos os países”, declarou Jorge Brown, presidente do Global Institute of Tourism, um dos co-organizadores do evento, em associação com o Estado do Ceará, o Instituto Winds for Future e a Advanced Leadership Foundation.

“Precisamos ter esperança, mas também a certeza de que a atual e as próximas gerações têm que trabalhar muito, porque as mudanças climáticas são a maior responsabilidade intergeracional que temos”, resumiu Angel Gurría, ex-secretário da OCDE (SIGLA), um dos principais palestrantes do WSoET.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

O WSoET também debateu a necessidade da formulação de políticas de incentivo e financiamento, tornando a transição energética uma tendência mundial. “Grandes economias do planeta estão nessa direção. Até mesmo a Arábia Saudita, que é a maior produtora de petróleo do mundo, está caminhando para a utilização crescente da energia solar e eólica e, portanto, para a diversificação energética”, analisou Sérgio Gabrielli, ex-presidente e atual consultor da Petrobras.

Alguns dos principais pontos tratados no WSoET incluíram o potencial das energias renováveis para o turismo e a produção do hidrogênio verde. “Agora que temos a lei sancionada e estamos avançando na regulação, o foco deve estar nos grandes projetos. Junto com o mercado de carbono aprovado recentemente, eles vão promover essa escalabilidade”, observou Fernanda Delgado, diretora executiva da Associação Brasileira da Indústria do Hidrogênio Verde (ABIHV), uma das palestrantes do WSoET.

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Sustentabilidade

Entre outras medidas, o World Summit on Energy Transition adotou o consumo de energia 100% renovável, o que foi possível graças a um contrato assinado entre a Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) e a comercializadora de energia EDP, que incluiu o Centro de Eventos do Ceará como um dos equipamentos do estado que passa a operar com energia oriunda de fontes limpas e previsões de baixo custo.

“Não é por acaso que escolhemos o Ceará como o local do primeiro grande evento internacional no Brasil dedicado a energias limpas e mudanças climáticas. Afinal, estamos no estado que tem quase 40 anos de experiência em energias renováveis e tem a ambição de se tornar um dos principais hubs de produção de energia limpa do mundo”, observa Rômulo Soares, cofundador do Instituto Winds for Future.

Leia também | Documento confirma inexistência de propriedades privadas na área do Parque Nacional de Jericoacoara 

Declaração do Ceará

Na conclusão do evento, foi lançada ainda a Declaração do Ceará, um documento oficial com diretrizes e recomendações para o futuro da transição energética no planeta. “É um conjunto de conclusões de renomados especialistas multilaterais. Tomara que o mundo as escute e que esta seja a primeira de muitas Cúpulas Mundiais sobre este tema”, afirmou Román Rodríguez, presidente do Global Institute for the Future of Tourism.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.