Segundo a Sema, há indícios de que possa ser uma reignição de um mesmo foco do dia anterior, quando um incêndio florestal começou. Incêndio foi debelado
SEMA divulga nota sobre o incêndio no Parque Estadual do Cocó
Um incêndio florestal foi registrado na tarde deste sábado (30) no Parque do Cocó, em Fortaleza, gerando uma densa fumaça cinza que comprometeu a visibilidade em vias próximas, como a Avenida Raul Barbosa, e dificultou o tráfego de veículos.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Em nota, a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) informou que o incêndio pode ter sido uma reignição de um foco controlado na noite anterior, quando um incêndio florestal começou por volta das 22h e foi debelado pelo Corpo de Bombeiros.
Ver essa foto no Instagram
Desde o início da tarde, três guarnições do Corpo de Bombeiros estão mobilizadas para combater o novo incêndio, com o suporte da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e do Batalhão da Polícia de Meio Ambiente (BPMA). O incêndio já está controlado, segundo os bombeiros.
Leia também | Chacina de policiais em Camocim: plano de suspeito era matar colegas por asfixia
Incêndios de turfa
A Sema explicou que os focos registrados no Parque do Cocó são classificados como incêndios de turfa, caracterizados por ocorrerem em camadas subterrâneas de matéria orgânica. Apesar de não gerarem grandes chamas, esses incêndios produzem uma quantidade significativa de fumaça, que pode se espalhar rapidamente para áreas urbanas.
A gestão do parque está monitorando a situação de perto, e ações preventivas estão sendo avaliadas para evitar novos incidentes.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Comitê de prevenção
O Corpo de Bombeiros, que integra o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Previna), reforçou que as operações seguem os protocolos para minimizar os impactos e proteger o meio ambiente. O apoio de diversos órgãos reforça a resposta coordenada às ocorrências no Parque do Cocó, uma das principais áreas verdes da capital cearense.
Nota na íntegra:
A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) e o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) informam que, na noite dessa sexta-feira (29), foi registrado um incêndio florestal no Parque Estadual do Cocó, por volta das 22h. O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará foi imediatamente acionado e enviou duas guarnições ao local. Graças à rápida atuação, o incêndio foi controlado e debelado ainda na mesma noite.
Hoje, 30 de novembro, um novo incêndio foi identificado em uma área próxima ao incidente anterior. Há indícios de que este possa ser uma reignição do mesmo foco de ontem. Desde o início da tarde, três guarnições do Corpo de Bombeiros estão em ação para combater o fogo, com o apoio da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e do Batalhão da Polícia de Meio Ambiente (BPMA), além da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima. Segundo o Corpo de Bombeiros, que integra o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Previna), o incêndio já está controlado.
É importante ressaltar que os incêndios registrados no Parque do Cocó são classificados como incêndios de turfa. Esses incêndios ocorrem em camadas subterrâneas de matéria orgânica e, apesar de gerarem uma combustão relativamente pequena, provocam alta liberação de fumaça, que pode se espalhar por áreas urbanas. A gestão do parque, sob responsabilidade da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima, acompanha de perto os acontecimentos e segue monitorando a situação.
Reforçamos nosso compromisso com a preservação ambiental e seguimos trabalhando para garantir a segurança do Parque Estadual do Cocó e das comunidades próximas.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.