A Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac), vinculada ao Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC/Ebserh), anunciou nesta segunda-feira (2) a suspensão das visitas a pacientes internados nas enfermarias. A decisão ocorre em resposta ao aumento de casos de Covid-19 no Ceará, especialmente com a circulação de novas subvariantes do vírus no Estado.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Além da suspensão das visitas às enfermarias, foram impostas restrições mais rigorosas no setor de Neonatologia e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Materna. Outras medidas incluem:
- Uso obrigatório de máscaras em todas as dependências da unidade.
- Permitido apenas um acompanhante por paciente nas enfermarias.
- Proibição da entrada de visitantes ou acompanhantes com sintomas gripais.
Em nota, a administração da Ebserh enfatizou que o monitoramento contínuo pela equipe de vigilância do hospital é essencial para garantir a segurança dos pacientes e profissionais de saúde. “Todas as decisões serão tomadas de acordo com protocolos divulgados pelas autoridades sanitárias”, reforçou a instituição.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O aumento de casos no Estado está associado à presença das subvariantes XEC e LP.8.1, detectadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Essas subvariantes, pertencentes à linhagem JN.1, foram identificadas em diferentes municípios, incluindo Fortaleza, Sobral, Quixeré, Caucaia e Maracanaú.
De acordo com o Lacen, a positividade dos testes para Covid-19 no Ceará saltou de 15% para 30% nas últimas duas semanas, indicando uma tendência de crescimento nos casos confirmados.
Em resposta ao cenário epidemiológico, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) emitiu, no último dia 27, uma nota técnica solicitando o reforço das medidas de proteção contra a Covid-19. Entre as recomendações estão:
- Reforço na utilização de máscaras, principalmente em ambientes fechados.
- Atualização do esquema vacinal.
- Intensificação dos protocolos de higiene e distanciamento.
Além da Meac, o Complexo Hospitalar da UFC também inclui o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). Até o momento, não há informações sobre a implementação de restrições semelhantes nesta unidade.
A população é orientada a redobrar os cuidados para evitar a propagação do vírus, especialmente em locais com maior concentração de pessoas, e a procurar atendimento médico ao apresentar sintomas gripais.
Leia também | Governo do Ceará inaugura duplicação da CE-090 entre Icaraí e Cumbuco
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<