SUCESSÃO NA ALECE

Romeu Aldigueri é eleito presidente da Assembleia Legislativa do Ceará; confira a nova Mesa Diretora

Aldigueri sucederá o deputado Evandro Leitão (PT), que encerra sua gestão de dois mandatos consecutivos à frente da Casa Legislativa

Compartilhe:
2 de dezembro de 2024
Portal GCMAIS

O deputado estadual Romeu Aldigueri, atualmente em processo de saída do PDT, foi eleito nesta segunda-feira (2) como o novo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) para o próximo biênio. Aldigueri recebeu o apoio de 44 parlamentares, sendo o único candidato à vaga. Apenas o deputado Pastor Alcides (PL) votou contra, enquanto Carmelo Neto (PL) não participou da votação. A composição da Mesa Diretora contou com a participação de partidos como PT, MDB, PP e União Brasil.

Romeu Aldigueri é eleito presidente da Assembleia Legislativa do Ceará; confira a nova Mesa Diretora
Foto: Reprodução

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<  

Aldigueri sucederá o deputado Evandro Leitão (PT), que encerra sua gestão de dois mandatos consecutivos à frente da Casa Legislativa. Leitão se prepara para assumir a prefeitura de Fortaleza em janeiro, após vencer as eleições municipais deste ano.

Composição da Mesa Diretora

A nova Mesa Diretora ficou definida da seguinte forma:

Presidência: Romeu Aldigueri (de saída do PDT)
1ª Vice-presidência: Danniel Oliveira (MDB)
2ª Vice-presidência: Larissa Gaspar (PT)
1ª Secretaria: De Assis Diniz (PT)
2ª Vice-Secretaria: Jeová Mota (PDT)
3ª Vice-Secretaria: Felipe Mota (União Brasil)
4ª Vice-Secretaria: João Jaime (PP)
Vogais: Luana Regia (Cidadania), Emília Pessoa (PSDB) e David Duran (Republicanos).

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Romeu Aldigueri é eleito presidente da Assembleia Legislativa do Ceará

Nascido em Fortaleza, Romeu Aldigueri é pai de cinco filhos e formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Ele possui especialização em Direito Ambiental e mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona, na Espanha. Ao longo de sua carreira, já esteve filiado a cinco partidos: PSDB, PPS, PR, Pros e PDT.

Entre 1999 e 2002, Romeu foi superintendente e presidente regional do Ibama no Ceará. De 2003 a 2006, assumiu a Superintendência da Semace. Em 2012, aos 42 anos, foi eleito prefeito de Granja, com 99,03% dos votos válidos. Na sequência, conseguiu emplacar a sobrinha, Amanda do Romeu, e a esposa, Juliana Aldigueri, como prefeitas do município. Recentemente, sua filha, Lígia Aldigueri, foi eleita vice-prefeita da cidade, consolidando a influência política da família na região.

Em 2018, Romeu ingressou na Alece como o sexto deputado estadual mais votado, com 89 mil votos. Reeleito em 2022 com 90,3 mil votos, assumiu a liderança do governo na Assembleia durante a gestão de Elmano de Freitas (PT). Desde 2023, tem articulado sua saída do PDT, após divergências internas no partido, especialmente no contexto da indicação de Roberto Cláudio como candidato ao governo estadual.

Leia também | Governo do Ceará inaugura duplicação da CE-090 entre Icaraí e Cumbuco

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.