O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um direito essencial para muitas pessoas em situação de vulnerabilidade. No entanto, em 2023, milhares de beneficiários no Brasil tiveram o pagamento bloqueado devido à falta de atualização cadastral no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).
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No Ceará, cerca de 22.379 beneficiários enfrentaram bloqueios, dos quais apenas 5.593 já regularizaram a situação. Isso significa que 16.446 pessoas ainda precisam comparecer ao CRAS para garantir o desbloqueio do pagamento. Nacionalmente, mais de 305 mil pessoas passaram por bloqueios, e apenas 80 mil conseguiram resolver a situação dentro do prazo de 72 horas.
Sara Maria, beneficiária do BPC há 37 anos, entende a importância de manter os dados atualizados. “Qualquer momento a gente pode ser pego de surpresa. Assim como várias pessoas, já aconteceu de não ter os cuidados de atualizar. Sempre tem que estar indo, atualizar os dados para poder continuar recebendo”, ressalta.
A gerente executiva do INSS em Fortaleza, Francismar Lucena, explica que o bloqueio é automático para quem não atende aos prazos definidos pelo município. “Até o momento, temos cerca de 16 mil benefícios no Ceará que ainda não foram regularizados no CRAS. Caso isso não ocorra, o pagamento será suspenso no próximo mês”, alerta.
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Os beneficiários que residem em cidades com mais de 50 mil habitantes e já foram notificados têm 90 dias para regularizar a situação. Já aqueles que desconhecem que estão na lista de revisão devem comparecer ao CRAS em até 30 dias.
Beneficiários do BPC devem atualizar dados para evitar bloqueio do benefício
Francismar reforça o procedimento: “Compareça ao CRAS, faça o recadastramento e ligue para o número 135 para desbloquear o pagamento.”
O público-alvo dessa revisão inclui:
- Beneficiários sem inscrição no Cadastro Único.
- Beneficiários que não atualizam o cadastro há mais de 48 meses.
A consulta da situação pode ser feita no aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.
A suspensão do pagamento torna o processo de regularização mais lento, como explica Francismar: “O benefício sendo suspenso, o beneficiário precisará entrar no Meu INSS ou ligar para o 135 para solicitar a reativação. Mas, para isso, já deve ter realizado o cadastro ou atualização no CRAS. Caso contrário, o processo será mais demorado.”
Os beneficiários precisam se mobilizar para evitar a perda temporária do pagamento, um recurso fundamental para muitas famílias em todo o país.
Para mais informações, acesse o site ou aplicativo Meu INSS, ligue para o número 135, ou procure o CRAS mais próximo.
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