Ícone do site Portal GCMAIS

Covid-19: Com aumento de casos no Ceará, veja quem deve tomar novas doses da vacina

Covid-19: Ceará registra aumento de casos e reforça vacinação; veja quem deve tomar novas doses

Foto: Agência Brasil

O Ceará enfrenta um aumento de casos de Covid-19 desde outubro, com 599 confirmações registradas na semana epidemiológica 47 (17 a 23 de novembro). No período, a positividade dos testes atingiu 27,8%, e mais da metade das ocorrências (54%) foram em Fortaleza. Especialistas apontam que a circulação das subvariantes da Ômicron, XEC e LP.8.1, está contribuindo para a alta de casos no estado.

Para conter o avanço do vírus, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) reforça a importância da vacinação, especialmente entre os grupos de risco. A vacina disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) é monovalente, atualizada para variantes em circulação, e pode ser administrada tanto para quem ainda não foi imunizado quanto para quem precisa de doses de reforço.

Os grupos prioritários para a vacinação incluem:

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<< 

Quem não recebeu nenhuma dose da vacina pode ser imunizado com uma dose única do novo imunizante. Já os grupos prioritários devem seguir cronogramas específicos: idosos, gestantes e imunodeprimidos precisam de reforço semestral; os demais, uma vez por ano.

Publicidade

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

A imunização infantil preocupa as autoridades. Apenas 48% das crianças no Ceará têm o esquema vacinal completo. Para proteger esse público, é recomendada uma primeira dose a partir dos seis meses de idade, com a segunda administrada após um intervalo de quatro semanas.

Na capital, as doses estão disponíveis em dois postos de saúde:

Rui de Gouveia, gerente da célula de vigilância epidemiológica de Fortaleza, reforça a necessidade de manter a vacinação atualizada e seguir medidas preventivas. “Além de se vacinar, é importante que todos mantenham as principais ações de controle, como evitar locais fechados, isolar-se ao sentir sintomas e reduzir aglomerações”, destacou.

Leia também | Motociclista que transportava criança e bebê derrapa e é atingida por carro em Camocim

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Sair da versão mobile