CULTURA

Mercado Central de Fortaleza: maior centro de artesanato do Brasil atrai turistas e celebra a cultura cearense

Localizado no coração da capital cearense, o espaço é um dos principais destinos turísticos, recebendo visitantes de várias partes do mundo

Compartilhe:
4 de dezembro de 2024
Portal GCMAIS

Com cinco andares, 550 boxes e uma ampla variedade de produtos culturais e artísticos, o Mercado Central de Fortaleza se firmou como o maior mercado de artesanato do Brasil. Localizado no coração da capital cearense, o espaço é um dos principais destinos turísticos, recebendo visitantes de várias partes do mundo.

Mercado Central de Fortaleza: maior centro de artesanato do Brasil atrai turistas e celebra a cultura cearense
Foto: Jade Queiroz/MTUR/Flickr)

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<< 

Para Camila Jacober, assessora parlamentar, o mercado é um local que reúne tudo o que os turistas procuram. “Compramos bolo de rolo, castanhas e cachaça para levar para o pessoal do interior de São Paulo. Aqui é incrível, porque encontramos tudo em um só lugar”, destaca.

A diversidade de produtos vai desde peças em tricô e crochê até redes, roupas de praia, artigos de couro e palha cearense. Artesanatos em barro, como as tradicionais namoradeiras, e pedras ornamentais também são destaques.

A história do Mercado Central começou em 1809, como um centro de venda de carnes, frutas e verduras. A estrutura atual foi inaugurada em 1998 e projetada pelo arquiteto Luiz Fiuza, com um estilo eclético que preserva acessibilidade e atratividade.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Mercado Central de Fortaleza

O local reflete a hospitalidade cearense, reforçada pela simpatia dos vendedores. “Uso muito o humor nordestino para vender. A gente aprende a lidar com todo tipo de cliente, seja o que compra ou só olha”, comenta Francisco Gustavo, vendedor do mercado.

Durante a alta temporada, o mercado chega a receber 8 mil visitantes por dia. Além das compras, a gastronomia regional é um atrativo, com pratos como buchada, panelada e carneiro preparados com dedicação. “Há 20 anos cozinho aqui com muito carinho”, relata Herbênia Maria dos Santos, cozinheira do local.

Leia também |Passeio Público: patrimônio histórico e cultural de Fortaleza atrai moradores e turistas

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.