Ícone do site Portal GCMAIS

Museu da Fotografia de Fortaleza recebe 4.500 visitantes mensais e oferece acervo com 4.500 obras

Museu da Fotografia de Fortaleza recebe 4.500 visitantes mensais e oferece acervo com 4.500 obras

Foto: Reprodução

O Museu da Fotografia de Fortaleza, desde sua inauguração em 2017, tem se consolidado como um importante centro cultural da capital cearense, atraindo cerca de 4.500 visitantes por mês. Localizado no bairro Varjota, o museu oferece entrada gratuita e abriga um acervo com mais de 4.500 obras, além de promover exposições permanentes e temporárias que envolvem o público em uma imersão na história da fotografia.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<< 

Com um acervo de mais de 4.500 obras, administrado pelo Instituto Paula e Silvio Frota, o espaço abriga exposições permanentes e temporárias, exibindo cerca de 500 fotografias. A exposição de longa duração A Máquina do Tempo é uma das mais notáveis, oferecendo uma imersão na história da fotografia, com registros que vão de 1862 à contemporaneidade. “Achei um recorte cultural e histórico muito interessante. Deu para visualizar vários tempos históricos diferentes”, afirmou Maria Luiza, visitante do museu.

Segundo Tomaz Maranhão, coordenador cultural do museu, o espaço também convida curadores, tanto locais quanto externos, para explorar seu vasto acervo e criar novas propostas de exposições. “Os curadores emergem dentro desse acervo e de lá pensam propostas para expor”, explicou.

Além das exposições, o museu promove projetos educativos, incluindo visitas guiadas por arte-educadores para diversos públicos, desde crianças até idosos. Wendel Nascimento, arte-educador, destacou a emoção dos visitantes. “É muito bonito ver como brilham os olhos deles, mesmo dentro da fotografia”, comentou.

Publicidade

O museu ocupa uma área de 2.500 m² dividida em quatro pavimentos, incluindo biblioteca, café, espaço de convivência e ambiente para eventos. A iniciativa visa democratizar o acesso à cultura, proporcionando uma experiência única e enriquecedora para todos os visitantes.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também |Mercado Central de Fortaleza: maior centro de artesanato do Brasil atrai turistas e celebra a cultura cearense

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile